segunda-feira, 17 de outubro de 2011

" Os Incumpridores de Promessas"*

Haverá, por certo, muita gente que já não se recorda, mas, aqui há uns anos, passou por cá um filme brasileiro que dava pelo nome de "O Pagador de Promessas". 
É sabido que os portugueses não gostam de se ficar para trás em matéria de promessas. Sabendo eu disso, é também com todo o gosto que anuncio que, embora não se trate de uma sequela daquele filme, está em rodagem em Portugal, de há uns tempos para cá, um outro relativo a promessas que tem como título provisório  "Os Incumpridores de Promessas"*. 
As filmagens têm, geralmente, como cenários, ora o Palácio de Belém, ora o Palácio de São Bento. Contudo, a rodagem propriamente dita foi antecedida da filmagem, a título experimental, de algumas cenas rodadas, com grande sucesso, no cenário da Rua de São Caetano à Lapa. Foi, aliás, na sequência do êxito obtido com as cenas experimentais que as filmagens foram retomadas com vista à conclusão do filme.
Não digo a totalidade, mas a maior parte das cenas já filmadas têm, entretanto, sido mostradas nos ecrãs televisivos e, ainda que editadas por quem é mestre no ofício da propaganda, são mesmo assim suficientes para se poder antecipar, sem grande margem de erro, que o filme se enquadra perfeitamente  na categoria do filme trágico-cómico. Cómico porque, salvo alguma excepção de que agora não me recordo, os actores se revelam como comediantes de alta estirpe. Trágico porque está mesmo a ver-se que o filme vai acabar em tragédia.

Ficha técnica:
Produtor e encenador:
Aníbal Cavaco Silva













Actores:
Pedro Passos Coelho (acumula a realização)
Paulo Portas
Vítor Gaspar
Aguiar Branco
Miguel Macedo
Paula Teixeira da Cruz
Miguel Relvas
Álvaro Santos Pereira, mais conhecido por "O Álvaro"
Assunção Cristas
Paulo Macedo
Nuno Crato
Pedro Mota Soares
(por esta ordem no cartaz)











Actores secundários (fora do cartaz): 
36, se bem os contei e recontei aqui.

Figurantes

*Nota: Como disse, o título do filme ainda não está definitivamente escolhido. Título alternativo submetido a consulta pública: "Os Embusteiros". 
(Imagens daqui e  daqui

Sem comentários: