sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Felicitações: Será caso disso ?

O ministro da Administração Interna endereçou felicitações à PSP pela forma como pôs fim ao assalto de ontem à agência do BES em Lisboa, seguindo, aliás, o guião dos repórteres de televisão que ontem acompanharam a ocorrência, em directo, e que não foram parcos em elogios à maneira eficiente como a PSP resolveu o drama. É certo que os empregados do Banco, feitos reféns pelos assaltantes, foram salvos ( e isso é, sem dúvida, motivo de regozijo) mas também é verdade que um dos assaltantes foi morto e o outro gravemente ferido.
Tendo resultado da intervenção policial uma morte, não me parece que seja caso para felicitações.
A recusa dos assaltantes em negociar com as autoridades e a ameaça por eles feita de executar as duas pessoas que mantiveram sob sequestro pode ser justificação bastante para a forma como a polícia actuou, pois provavelmente não havia outra solução para salvaguarda da vida dos reféns inocentes. Mas devemos ficar-nos por aí.
Perante a morte de alguém, por muito assaltante que seja, a contenção e o respeito pela vida perdida deve sobrepor-se a tudo o resto, acho eu.

3 comentários:

Luis disse...

Felicitações! SIM!
Gostava de poder compreender o seu ponto de vista, mas "infelizmente" os principios básicos de respeito pela vida humana e pela segurança dos cidadãos não mo permitem.
Temos de perceber que estavam vidas inocentes em jogo e, provavelmente, a policia estava a lidar com pessoas para quem a vida Humana pouco vale e que talvez não tivessem qualquer problema em Assassinar 2 inocentes.
E se os reféns tivessem sido mortos?? De quem era a culpa?? Provavemente vinham dizer que a policia não tinha tomado as medidas necessárias para os proteger!
Meus Senhores, temos que nos mentalizar que para travar a escalada de violência que o país atravessa, as autoridades têm de agir com firmeza e mostrar á Sociedade que, mais do que proteger vida dos criminosos, importa proteger a segurança dos cidadãos inocentes.
Espero que este episódio sirva de exemplo para o futuro e que, caso seja necessário, as autoridades não se inibam de repetir este tipo de posições de Força.

Luís Santos
(Cidadão que trabalha e paga os seus impostos e que sente que tem o Direito de viver em segurança no seu proprio país)

Anónimo disse...

sim é claro k nos devemos ter repeito pelo direito à vida humana,mas antes vangloriar-nos pela morte dos miseros assaltantes do k lamentar-nos pela morte dos inocentes reféns!

Francisco Clamote disse...

Caro Luís Santos:
Antes de mais, os meus agradecimentos pelo comentário. Permito-me, no entanto, esclarecer que, em momento algum, pus em causa a actuação da polícia. Pelo contrário, afirmo que, provavelmente, não havia outra solução. Isso não me impede que lamente a perda de uma vida humana e, lamentando-a, não me parece que haja lugar a felicitações. Que se elogie a eficiência da polícia, estou de acordo. Tudo o mais parece-me excessivo.