sexta-feira, 20 de novembro de 2015

E então os juristas, senhor?

Ouvidos os representantes das (pequenas, médias, grandes e micro) associações patronais e das 2 centrais sindicais;  de 7 banqueiros; e de outros tantos economistas, Cavaco prepara-se agora, ao que parece, finalmente, para ouvir os partidos.
Se atentarmos no comando constitucional, era por aqui, ou seja, pela audição dos partidos representados no Parlamento que Cavaco deveria ter começado as suas diligências, se é que estava interessado e preocupado com a resolução do impasse político que o país atravessa. 
A passeata pela Madeira e o arrastar das audiências com a chamada a Belém de todo e qualquer bicho careta que lhe tenha caído no goto, indiciam que Cavaco, depois de ter visto o governo por ele acarinhado ser mandado às urtigas, está mais interessado em encanar a perna à rã, do que em dotar o país de um governo em plenitude de funções.
Sendo isto mais que evidente, não é a displicência cavaquista em relação ao "superior interesse nacional" tão amiúde invocado por Cavaco, que me traz aqui. A intenção, confesso, é muitíssimo mais modesta. Trata-se simplesmente de protestar contra o facto de  S. Exª não ter ouvido pelo menos tantos juristas quantos os economistas que achou por bem acolher em Belém.
O protesto tem, note-se, inteiro fundamento. De facto, é desde logo mais que evidente que Cavaco carece muito mais de aconselhamento jurídico do que aconselhamento em matéria de economia, pois enquanto dizem que ele é um "eminente economista", nunca ouvi ninguém chamar-lhe jurista. Aliás, basta olhar para as decisões por ele tomadas durante os seus longuíssimos  mandatos (que até parece que nunca mais acabam) para qualquer mediano jurista concluir que Cavaco percebe tanto de direito e, em particular, de direito constitucional quanto eu de lagares de azeite.
Fica o protesto e o meu lamento porque, sendo também jurista, embora pouco praticante,  alimentava a vaga esperança de poder vir a ser um dos vários convidados a conhecer o interior do Palácio de Belém. Ainda não foi desta. Hélas

2 comentários:

Majo disse...

~~~
~ MUITO BEM, FRANCISCO!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~~ Excelente fim de semana.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Majo. Um bom fim de semana também para si.