segunda-feira, 20 de julho de 2009

"Res non verba" !

A NISSAN anunciou que vai instalar em Portugal uma de duas fábricas de produção de baterias de iões de lítio para carros eléctricos, representando um investimento de 250 milhões de euros, com a criação de 200 postos de trabalho.
Portugal é já uma referência em energias renováveis, como ainda há dias era salientado pela BBC e, provavelmente, é esse facto que explica a escolha de Portugal para a concretização deste investimento que era disputado por diversos países europeus. Seja como for, a captação deste investimento é mais um passo no sentido da afirmação de um país na linha da frente na área das novas energias.
Ou seja, no bom sentido !
Na mesma senda pode apontar-se o anúncio da criação de uma série de incentivos à utilização de carros eléctricos em Portugal, incentivos que passam pela atribuição de um prémio que pode ir até 6.500,00€ na aquisição dos primeiros 5.000 carros eléctricos, prémio que no caso das frotas das empresas passa pela redução, em sede de IRC, de montante igual a metade do valor dos veículos adquiridos. Ou ainda a obrigatoriedade, a partir de 2010, de os novos edifícios licenciados preverem a pré-instalação de sistemas de abastecimento dos carros eléctricos nas garagens.

1 comentário:

fortix disse...

Com Sócrates.. "anúncios" é o que não tem faltado! Agora as concretizações... pois... caraças... isso custa mais! :)