sábado, 11 de julho de 2009

"Sobressalto" à esquerda para evitar o perigo que vem da direita

As referências ao artigo de opinião de Manuel Alegre hoje publicado no "Expresso" salientam o apelo a uma mudança urgente de estilo, de políticas e de pessoas no PS e a um “sobressalto à esquerda” mas deixam no limbo as razões do apelo, como convém à direita e à imprensa que lhe apara o jogo.
Ora o artigo de Manuel Alegre está longe de se resumir ao pedido de mudanças no PS, ou ao apelo à esquerda. Se faz tais apelos é para denunciar o perigo que vem da direita e designadamente do PSD de MFL que, "na hora do colapso do neoliberalismo, (...) faz o discurso ultraliberal do Estado mínimo", e que "à força de tanto querer rasgar, acabará por rasgar o horizonte social do 25 de Abril", incluindo naturalmente "o SNS [que] será praticamente desmantelado".
Certo "jornalismo" (entre comas) quis ver no artigo de Alegre uma demarcação face ao PS. Ora, a intenção de Manuel Alegre, é bem outra e ele próprio se encarrega de tirar as dúvidas. Intitula o seu artigo com um "É Urgente Acordar" e finaliza-o com um alerta "Para que um dia destes não estejamos a perguntar-nos como é que se perdeu mais uma oportunidade e como é que um país maioritariamente de esquerda pode acabar uma vez mais a ser governado pela direita".
Com aplausos cá da Terra!

1 comentário:

Anónimo disse...

Junto-me nos aplausos, pois concordo plenamente que é preciso acordar urgentemente antes que seja tarde demais. Mas como também diz o ditado popular enquanto há vida há esperança. E não há melhor sinal para nos fazer acordar e sacudir para a realidade, do que um desaire.E esse já ocorreu!
Um seguidor anónimo do seu blog.
AS