sábado, 4 de julho de 2009

Em boa hora !

Paulo Pedroso já havia anunciado, há tempos, que seria exclusivamente candidato pelo PS à presidência à Câmara de Almada. Agora é o PS que, a nível nacional, toma a decisão de excluir as duplas candidaturas socialistas a câmaras e ao Parlamento.
Em boa hora!
Digo em boa hora, porque me parece que tais decisões vão no bom sentido. Não tanto por razões de simples transparência (a este propósito frequentemente invocada) mas antes por entender que o exercício da actividade política deve ser encarado como um serviço prestado ao país ou às comunidades locais e não como um meio de assegurar uma carreira. A exclusão das duplas candidaturas vai nesse sentido e, sendo assim, também a tomada destas decisões pode contribuir para a dignificação dos que aceitam desempenhar funções políticas. Muitas vezes com sacrifício pessoal, facto que, todavia, é frequentemente esquecido ou propositadamente ignorado.

2 comentários:

CS disse...

Caro amigo,

Valendo de pouco, deixo-lhe aqui uma lembrança:
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/07/o-bruno-do-blog-planetas-politik-que-e.html

António de Almeida disse...

Nesta matéria o PSD atacou as duplas candidaturas de Elisa Ferreira e Ana Gomes, bem a meu ver, e optou por obrigar os seus autarcas a optarem. O PS segue o exemplo, que Paulo Pedroso de facto, mas a título individual tinha escolhido. Mais importante, para futuro esta prática fará doutrina nos 2 principais partidos, será uma norma não escrita, trazendo vantagens aos cidadãos. Quem a quebrar de futuro sofrerá custos políticos, e ainda bem.