terça-feira, 21 de setembro de 2010

Idosos e SNS

Por muito que doa, a verdade é que esta situação é fruto duma sociedade egoísta, imbuída duma insensibilidade chocante e que só quer saber dos seus direitos e esquece os deveres.
Se não fosse o Serviço Nacional de Saúde, como se resolveriam estes casos que põem a nu a irresponsabilidade das famílias perante a necessidade dos "seus" idosos ?
Mais um argumento a juntar a tantos outros em defesa do actual SNS. Que seria dos idosos abandonados pela família, no dia em que os serviços públicos de Saúde vissem o seu financiamento prejudicado em benefício dum sector privado de saúde transformado em mais uma área de negócio, como pretende o PSD ? 
Para  alguns (uma minoria com dinheiro), não haveria problema. Para a grande maioria, como seria ?
Dir-me-ão que estou a exagerar, pois das propostas de Passos Coelho não decorrem tão funestas consequências. Não decorreriam forçosamente, de facto, se a política do PSD não fosse no sentido de mais cortes na despesa e se houvesse mundos e fundos para o Estado gastar. Ora, respondo, este não é o caso e, em matéria de saúde, como em qualquer outro sector, os que não têm voz (os mais pobres e, entre eles, os idosos) são sempre os mais prejudicados quando há que repartir meios escassos.
Ou não são ?
(reeditada)

Sem comentários: