segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Com o título me enganas

O mesmo documento divulgado pelo INE  "TRANSPORTES EM FOCO Setembro de 2010 - Transporte aéreo de passageiros em Portugal e na UE27 – 2007/2009" dá origem a, pelo menos, estas duas notícias: 

Uma assinada por Rita Paz (DiarioEconomico.com) intitulada Europa perde 46 milhões de passageiros num ano, que reproduz com objectividade os dados constantes do documento do INE, onde se destaca a epígrafe "Transporte Aéreo de Passageiros em quebra generalizada na Europa em 2009" e o texto "No contexto da crise económica internacional, em 2009 a dinâmica do transporte aéreo ao nível europeu traduziu-se por uma quebra de 5,7%, face ao ano anterior, no movimento de passageiros nos aeroportos da UE27. Nos aeroportos nacionais a evolução negativa foi menos acentuada, com um movimento de passageiros que se situou 3,8% abaixo do volume de passageiros registado em 2008."

Já no Público.PT, a jornalista Raquel Almeida Correia, chama para título da notícia: Aeroportos portugueses continuam a perder passageiros.
Para se avaliar a adequação do título à notícia e a objectividade da jornalista note-se que esta ignora o essencial da notícia (v. supra) e lança mão de um parágrafo pouco menos que irrelevante no contexto do documento e que diz nem mais nem do que isto: "O primeiro trimestre de 2010 parece confirmar o período negativo que o transporte aéreo de passageiros atravessa observando-se decréscimos de passageiros embarcados na maior parte das origens com dados disponíveis. Destaca-se a excepção do Reino Unido que, nos três primeiros meses do ano, apresentou já uma inversão de tendência com um crescimento de 2%, face a igual período de 2009". (Só os negritos são meus. Os dados disponíveis podem ser consultados no documento do INE - link supra ).
Pelos vistos, no "Público", a objectividade à moda do Zé Manel continua a fazer "escola" e a ter seguidores. A Raquel Almeida Correia desculpar-me-á, mas não lhe dou os parabéns por figurar entre eles.

Sem comentários: