sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O motor gripou

O motor das exportações gripou, porventura de vez, decorrido que é um ano e meio de governo do "primeiro-ministro" Gaspar, o tal que, segundo Marques Mendes, "anda a gozar com o pagode".
(Entre parêntesis, digo eu ao Marques Mendes que Gaspar não é o único. O "adjunto" Coelho também se tem farto de "fazer dos outros parvos", mas, em boa verdade, o Coelho já não conta e já ninguém o leva a sério, tantas são as vezes em que ora diz sim, ora não, para acabar no talvez).
Mas, retomando o fio à meada, dizem as notícias, citando os dados do INE, que o ritmo de crescimento das exportações tem vindo abrandar, tendo ficado em 1,7%, no último trimestre, abrandamento bem visível quando comparado com os 3, 7% do trimestre anterior e mais ainda com os 6% dos antecedentes, para já não falar dos saudosos tempos do Governo anterior em que o ritmo de crescimento se escrevia com dois dígitos.
Como consequência, a queda da economia agravou-se, com o PIB a recuar 3,5% face a idêntico trimestre do ano anterior, ultrapassando já os 3% previstos pelo "primeiro-ministro" Gaspar para o corrente ano, o que vem confirmar de novo que o "inteligentíssimo" Gaspar não acerta uma.
Perante isto, cabe perguntar ao "primeiro-ministro", ao "adjunto", ao governo e à maioria par(a)lamentar se ainda acreditam nas ficções inscritas no chamado "Orçamento do Estado para 2013", no que respeita  às previsões sobre a evolução da economia, sobre a receita, a despesa, o défice e a dívida ?
Se o motor (exportações) gripou, por mais que Gaspar e Passos nos mintam em contrário, é óbvio que o carro (economia) não vai andar. Com o virar do ano se verá.

3 comentários:

Evaristo Ferreira disse...

A coisa está negra. No próximo ano alguma mudança é de esperar. Não é possivel aguentar mais.
Um abraço.

josé neves disse...

Como era de prever. E ainda muito durou a inercia (embalagem)das exportações deixada em herança por Sócrates.
O PP bem passeia o mundo e faz grandiosas conferências de imprensa para declarar que "as portas ficaram agora mais abertas" e coisas semelhantes a puro Show mediático.
Negócios feitos,acordos realizados, contratos assinados? Nada. Ninguém, nem os inúmeros empresários que acompanham PP à conta, nenhum aparece a confirmar um negócio que tenha efectuado no seguimento desses contactos.
Com PPC vivemos em estado de atraso mental, com PP vivemos em permanente estado de anúncios e faz que faz.

S. Bagonha disse...

Como é que não havia de gripar, Francisco? O PM Gaspar e o adjunto Coelho beberam-lhe o óleo todo, logo...