quinta-feira, 23 de abril de 2009

Onde o 25 de Abril demora a chegar (2)

Afinal, não é só a Santa Comba Dão que o 25 de Abril demora a chegar. Também ainda não chegou a todos aqueles que, na blogosfera e nos comentários à notícia se insurgem contra a promoção de Otelo Saraiva de Carvalho a coronel, ao abrigo da lei que rege a reconstituição de carreiras.
Lembro só que Otelo Saraiva de Carvalho, por muitos erros que possa ter cometido (o dubitativo entra aqui, porque, tendo o processo das FP-25 de Abril sido amnistiado, ficaram por provar e julgar os crimes que lhe eram imputados) é um dos militares a quem o país deve o derrube do antigo regime e a restituição ao povo desse bem inestimável que é a liberdade, pois a ele coube a tarefa de dirigir as operações do 25 de Abril a partir do posto de comando no Quartel da Pontinha.
O seu comprometimento no derrube da ditadura é, quanto a mim, mais que suficiente para que o país lhe esteja grato. A ele, como a tantos outros e, neste passo, recordo, ainda que se considere que tal não venha muito a propósito, o saudoso "capitão de Abril", Salgueiro Maia.
ADENDA:
Ao CDS, se bem entendo esta condenação, também ainda não chegou. Hélas !

3 comentários:

António de Almeida disse...

Os crimes de Otelo não ficaram por provar, foi julgado e condenado (pelo menos por alguns), sentença transitada em julgado e cumpriu 5 anos de prisão. Otelo foi sim amnistiado, o que implicou não ser julgado por alguns, outros, crimes, e perdoado por aqueles a que fora condenado. A meu ver erradamente, porque o terrorismo é indesculpável, que o digam as 17 pessoas assassinadas às mãos das FP25. Uma vez que foi perdoado terá direito à promoção que agora lhe foi atribuida, mas não aquela que pretende.

Anónimo disse...

Só queria dizer que aquando do 25 de 1974, já o Salazar não existia, vivia-se a primavera marcelista (Marcelo Caetano), havia conversas em família e o fascismo já era...

Os francesse tiveram a revolução francesa e a tomada da Bastilha, os espanhóis a guerra Civil e, nós tivemos o 25 de Abril(REvolução dos cravos!).

Isto caíu de podre, por muito que me esforce não consigo, mesmo ao Otelo, dar-lhe assim um mérito por aí além, at´é porque com o que fez a seguir estragou tudo.
Estou assim muito perto de António de Almeida.

Quanto a Santa Comba, tb não estou assim contra as pessoas de lá que querem dar alguma notoriedade à terra. Prefiro ignorar e deixar que eles vivam a sua vidinha e se puderem ter mais uns turistas, tudo bem.

Acresce que hoje vemos tantas coisas mal feitas e tanta indiferença, que é muito frequente dizer-se: "volta António que estás perdoado...

Hoje as questões são mais profundas.

capitolina disse...

A desmemória portuguesa!...
Para quem tem o mundo centrado no seu umbigo e do k vai para além dele pouco sabe pq não está interessado, essas grandes saudades talvez se justifiquem.

Quanto ao "democrata" de Santa Comba, eleito pelo k o 25 de Abril lhe deu, não pode entender-se senão como uma provocação k aproveite o dia 25 de Abril exactamente para celebrar o seu contrário.