quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cavaco versus Cavaco

"Belém tinha autonomia sobre serviços informáticos
Na sua comunicação ao País de terça-feira, Cavaco Silva revelou que foram detectadas falhas no sistema informático de Belém.
No Conselho de Ministros de 23 de Abril passado foi aprovado um decreto-lei, assinado por Fernando Teixeira dos Santos e pelo próprio José Sócrates, que alterava o diploma que define a lei orgânica e o quadro de pessoal da secretaria-geral da Presidência da República.
"Tendo em conta as necessidades operacionais da Presidência da República, o presente decreto vem criar uma nova unidade orgânica incumbida da coordenação das actividades relacionadas com a gestão dos sistemas e tecnologias de informação",
lê-se nas justificações apresentadas pelo Governo para criar este novo organismo autónomo em Belém.
Este decreto lei, o 132/2009, de 2 de Junho (data da publicação no Diário da República), acrescenta aos serviços da secretaria-geral da Presidência uma nova direcção: a Direcção de Serviços de Informática.
Até essa data, só existiam quatro direcções em Belém: Direcção de Serviços Administrativos e Financeiros, Direcção de Serviços de Apoio e Relações Públicas, Direcção de Serviços de Documentação e Arquivo e ainda o Museu da Presidência da República.
O diploma aprovado pelo governo socialista atribui um conjunto de competência a esta nova direcção encarregada dos assuntos informáticos:
- Planear e coordenar as actividades relacionadas com a estratégia e os sistemas e tecnologias e informação da secretaria-geral da Presidência, com o objectivo de garantir a sua qualidade e optimização;
- Apoiar a definição das políticas e objectivos relacionados com os sistemas e tecnologias de informação;
- Participar na elaboração de planos de actividades e orçamentos anuais;
- Planear e coordenar estudos e projectos para melhoria ou reestruturação dos sistemas de informação;
- Controlar as condições de funcionamento dos sistemas e tecnologias;
- Propor a actualização das tecnologias, sistemas e equipamentos;
- Analisar e seleccionar propostas de fornecedores;
- Gerir e supervisionar as equipas de trabalho."
....

"A Presidência da República tem desde Junho deste ano total autonomia para gerir a sua própria rede informática. E quem deu a Belém esta autonomia foi José Sócrates, com quem Cavaco Silva está agora em guerra aberta."

(Fonte)

Se a notícia transcrita é verdadeira (e não é suposto que o que vem publicado no DR seja uma ficção) a quem é que Cavaco Silva pode imputar as "vulnerabilidades" a que aludiu, senão a ele próprio?

ADENDA:

O "caso" Cavaco versus Cavaco ganha mais consistência com a informação de que "A nomeação do Director dos Serviços de Informática ocorreu em 1 de Julho de 2009, na sequência, naturalmente, da criação da Direcção dos Serviços de Informática referida na notícia acima reproduzida. Se a nomeação é da sua responsabilidade e se tem razões de queixa em matéria de "vulnerabilidades", Cavaco Silva só se pode queixar de si próprio. Não será assim ?

4 comentários:

Anónimo disse...

A "benesse do ps" ao pr foi publicada em 2 de junho 2009.
A crise era tamanha que na hora imediata à publicação do decreto do ps, logo o pr nomeou um chefe de informática, contratou e põs a trabalhar para pôr cobro à bandalheira que era o acesso aos segredos de Bwlém.
Apesar de tamanha e habitual velocidade nos tramites, o notável director de informática, não conseguiu, em Agosto de 2009, evitar a intromissão ocorrida um antes...

Não acha que está a exagerar?

Pelo menos já conseguiu que o seu blog saísse hoje no Público na pág. dos blogues.Por ali cá cheguei.

mdsol disse...

Meu caro, só resta dizer: balhamedeus!

Francisco Clamote disse...

Caro ou cara anónimo(a):Confesso que não vejo onde é que está o meu exagero. Limitei-me a trancresver uma notícia. O meu comentário decorre directamente da notícia e ganha mais justificação ao saber-se que Cavaco Silva tem um novo director de informática. Convém recordar-lhe dois pormenores: 1º - Cavaco Silva afirmou nunca ter expressado quaisquer suspeitas e tem muitas dúvidas que alguém da Presidência tenha feito as diligências relatadas no "e-mail" do Luciano Alvarez; 2º As "vulnerabilidades" a que aludiu na sua declaração, Cavaco Silva não as reporta ao passado, mas ao presente, ou mais precisamente ao dia em que falou.Leia a declaração sff. Assim sendo, se tem "vulnerabilidades" actualmente,julgo eu que só pode queixar-se de si próprio.
Duas notas suplementares: Segundo tenho ouvido e lido não há sistema informático que não tenha "vulnerabilidades", pelo que a conversa de Cavaco Silva, no contexto em que foram feitas não faz qualquer sentido. Faria sim se ele confirmasse as suspeitas, o que não fez. Ou fui eu que entendi mal ?
Quanto a ter conseguido que o meu blogue tivesse saído no "Público" aproveito para a informar que, na verdade, já tenho "conseguido" tal objectivo várias vezes e nem imagina o esforço que tenho feito para o "conseguir" !

Anónimo disse...

Isto por aqui está feio! Estamos a precisar da sua poesia(a dos seus textos e a que selecciona para nós) para aliviar do stress, Ginginha!
As férias já acabaram, não?

A.A.