domingo, 13 de junho de 2010

Juiz ou parte ?

São da lavra de um senhor que dá pelo nome de António Costa Gomes e ostenta o título de juiz de instrução do processo Face Oculta, as seguintes tiradas:
"Por outro lado, num esforço de concordância entre o direito à palavra e intimidade da vida privada e os poderes que o legislador Constitucional conferiu às comissões parlamentares de inquérito, parece-nos que o envio dos resumos e das transcrições dos produtos referidos, se expressamente solicitado, podendo satisfazer o interesse da CPI na descoberta da verdade, não afecta o núcleo essencial do direito fundamental ao interesse da vida privada (...)"
Se este indivíduo se permite concluir que o envio à CPI das  transcrições das conversações telefónicas interceptadas "não afecta o núcleo essencial do direito fundamental ao interesse da vida privada"  quando a norma constitucional apenas permite intercepções de conversas particulares para fins de processo criminal, tenho eu de concluir que o juiz em causa sofre, pelo menos, de grave iliteracia. E se, por outro lado, até se permite dar conselhos à CPI sobre a utilidade das conversações interceptadas para a "descoberta da verdade" sou, outrossim, forçado a concluir que ele actua, não como juiz, mas como parte.
E a verdade é que a conclusão até não é novidade. Pois não foi ele quem consentiu que as conversas privadas entre o primeiro-ministro e Armando Vara fossem escutadas ao longo de meses, quando o julgamento sobre a licitude de tais escutas é da exclusiva competência do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça ?
E este indivíduo é juiz? 
Ora abóbora!

5 comentários:

Anónimo disse...

really incroyable, este "juiz" e PPereira...

em minha opinião

o cavaquismo estrebucha no PPD, com as derrotas nas ~legislativas de set 2009 contra socrates,

e mais recentemente no proprio partido contra PCoelho...

daí intervenções "insustentaveis" do venerando, em dia "10 do 6"

que um juiz, mais uma ala cavaquista do PPD tenta manter a tona de agua...

É PCoelho que vai definir preto no preto, quem manda no PPD...

Ele, MRS, Cavacu ou afinal quem....

abraço

Carta a Garcia disse...

Meu Caro Francisco Clamote,

Pois, como diria o outro, há gente que chumbaria a dto constitucional e a processo penal sem margem para dúvidas...é o mínimo que posso dizer.
Excelente post.
Abraço,
OC

José Teles disse...

Que faz o Conselho Superior da Magistratura? Que faz o Procurador Geral da República?

Anónimo disse...

Mas isto é o espelho da nossa Magistratura Judicial!!!! Salvo honrosas excepções, é com indivíduos deste jaez que se pretende fazer JUSTIÇA!!! Será possível!!??? É que o problema é de formatação!!! Do CEJ !! Que em vez de ensinar humildade, amor à verdade e à justiça, ensina arrogância, formalismo etc.etc.etc... Saem convencidos de terem sido ungidos por óleos sagrados da sabedoria , da infalibilidade etc... Sendo que nessa altura são meros garotos que, na maioria do casos ainda vive em casa dos pais!!!! Ou seja, não sabem nada da vida, mas propõem-se decidir da vida dos outros!!!

Anónimo disse...

É verdade Francisco, esse tipo é juiz na plenitude da sua irresponsabilidade.