terça-feira, 21 de agosto de 2012

A falta que faz uma cartomante


A "Moody's diz que ajustamento em Portugal [e não só] pode demorar ainda vários anos".
A mesma agência, segundo a mesma fonte, considera que a  causa dos “desequilíbrios acumulados” em Portugal e noutros países ali referenciados é devida ao  “comportamento contrário à poupança nos seus respectivos sectores privados nacionais em vez de nos seus governos”.
Digamos que, quer aquela previsão, quer esta tese, estão em completo antagonismo, quer com as previsões de Passos/Coelho, para quem, 2013 é o ano do fim da recessão (e adeus crise! que 2013 está já aí ao virar da esquina), quer com o seu discurso, onde o Estado gordo aparece como culpado, sempre que se esquece de culpar o Governo anterior por tudo e ainda mais alguma coisa. 
Se a divergência não pode ser mais flagrante, não é menos evidente que é a Moody's quem labora em erro, pois não só não usa como livro de mesa de cabeceira a "infalível" cartilha neo-liberal e muito menos ainda "A Fenomenologia do Ser", obra filosófica escrita para leitura exclusiva de Passos/Coelho*, como não tem uma amiga cartomante a quem possa recorrer para acertar nas previsões.
Com todos estes meios à sua exclusiva disposição, é óbvia a vantagem que Passos/Coelho tem sobre a Moody's. Alguma dúvida?
   
(*Se não se trata dum exclusivo, pelo menos,  ninguém mais lhe pôs a vista em cima.)

1 comentário:

Evaristo Ferreira disse...

O problema é esse. Passos Coelho tem um cartomante, a Maia, que até lhe previu a vitória nas eleições de 5/Jun/2011. Não sei se continua a ler-he as linhas da mão, mas a pitonisa Maia, à altura, era quem aconselhava Passos. Agora, não sei quem seja, talvez o Prof. Karamba ou alguem desta estirpe.