sábado, 14 de novembro de 2015

À mercê de um pirómano e de dois incendiáros?

A serem verdadeiras. como parece, as notícias vindas a lume que dão conta que Cavaco se prepara para ouvir todo o bicho careta sobre o momento político e sobre a solução para o actual impasse, receio bem que Cavaco opte por manter Passos Coelho como primeiro-ministro de um governo em gestão, ainda que, constitucionalmente, não tenha outra alternativa que não seja a de indigitar António Costa como novo primeiro-ministro, como defende, bem fundamentadamente,  Vital Moreira que, por sinal, até nem era (é) adepto da solução em concreto.
A hipótese acima admitida ganha foros de maior verosimilhança se repararmos que Cavaco tem dado sinais claros de que não tem pressa nenhuma em dotar o país de um governo em plenitude de funções. A sua deslocação e permanência na Madeira durante dois dias (2ª e 3ª feira da próxima semana) quando o incêndio que ele ateou com os discursos que proferiu após as eleições alastra já pela pradaria, é de molde a não deixar dúvidas sobre este ponto e sobre as suas intenções. A sua opção colide com o disposto na Constituição é verdade, mas que importância tem esse facto para alguém que, ao longo de dois mandatos, fez da Constituição papel de embrulho?
Também é verdade que a manutenção do governo em gestão contraria frontalmente tudo o que Cavaco defendido. Não repetiu ele, inúmeras vezes, a necessidade de estabilidade governativa?  É tudo verdade, mas uma verdade irrelevante para um megalómano que nunca se engana e raramente tem dúvidas. 
Dias difíceis nos esperam, julgo eu, pois o pirómano Cavaco não está só. Na direita pode contar com inúmeros incendiários de serviço. Em particular, Passos e Portas têm ultimamente dado abundantes provas de que não só sabem usar a mecha, como têm bom fôlego para avivar as chamas. E não me custa nada a acreditar se me disserem que estamos perante uma actuação concertada entre aquele e estes.
Cavete

2 comentários:

Graça Sampaio disse...

Um energúmeno!!! Vingativo, intolerante e vil!

Majo disse...

~~~
De CS, também estou à espera duma solução mesquinha e torpe, em contradição com os discursos que fez, apelando aos partidos políticos consensos atendendo à estabilidade...

Uma criatura conservadora, completamente avesso à inovação, ao contrário de D Duarte Pio que afirma acreditar na palavra do PCP.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~