quarta-feira, 8 de outubro de 2008

As baratas tontas



Os políticos europeus e os responsáveis pelos bancos centrais mais parecem baratas tontas à procura duma saída. Parece (com muitas reservas) que, finalmente, estarão a dar com o caminho.
Indicadores: 1) O BCE ( ao qual já dedicámos o "post" Tem Banco que é cego ... ), a Reserva Federal dos Estados Unidos e o Banco de Inglaterra resolveram, em concertação, cortar hoje em meio por cento as suas principais taxas de juro de referência. (A medida é tardia e provavelmente não poderão ficar por aqui, mas mais vale tarde do que nunca);
2) Gordon Brown sugeriu a adopção de um plano europeu de financiamento do sistema bancário, plano que, a todas as luzes, já devia estar em execução, pois não é nenhuma novidade que as taxas de juro no mercado interbancário estão a subir todos os dias por falta de confiança entre os bancos, confiança que, por isso mesmo, importa restaurar rapidamente, até porque quem paga a factura da subida das taxas de juro no mercado interbancário, acaba por ser o consumidor final e por duas vias: restrição do crédito e subida da taxas de juro dos empréstimos, designadamente nos empréstimos à habitação;
3) Finalmente, ao que afirma Sarkozy, a UE vai apresentada uma resposta coordenada para a crise financeira "nas próximas horas".
Já não era sem tempo, digo eu.
ADENDA: O Governo português também não quis ficar para trás e vai daí Sócrates resolveu anunciar que o Governo vai baixar o IRC para metade nos primeiros 12,5 mil euros de matéria colectável.
Em face do anunciado, duas conclusões se impõem: 1) Começou o bodo aos pobres (?); 2) demonstratum quod erat demonstrandum.
(Mensagem reeditada)

Sem comentários: