domingo, 19 de outubro de 2008

Uma vitória esperada e uma abstenção excessiva

De acordo com a sondagem da U. Católica, o PS deverá ter assegurado nas eleições de hoje a maioria dos lugares no Parlamento Regional dos Açores, com 51 a 57 por cento dos votos, com a atribuição de 30 a 34 mandatos, enquanto que, ainda de acordo com a mesma sondagem, o PSD não irá além dos 27 a 31 por cento dos votos, ficando com 17 a 20 mandatos.
A abstenção terá atingido uma percentagem superior a 50% dos eleitores inscritos.
Duas notas perante estes resultados: 1) A maioria do PS já era esperada, mas terá ficado aquém das expectativas, pelo que parece legítimo concluir que as manobras de última hora (subsídios postos à disposição dos agricultores) não terão dado o resultado esperado; 2) A abstenção atinge números tais que dão que pensar. Pouca motivação numa eleição cujo resultado já era, de certo modo, previsível poderá ser, eventualmente, a explicação.
Registe-se, à parte, a curiosidade (não é mais que isso) de o PPM ter eleito um deputado pelo círculo do Corvo.
ACTUALIZAÇÃO: Está já terminado o apuramento dos resultados das eleições regionais dos Açores, com a seguinte distribuição de votos e de mandatos: PS com 49, 96 % dos votos e 30 deputados,, conseguindo assim a maioria do número de mandatos; PSD, com 30,27% dos votos e 18 deputados; CDS com 8,27% dos votos e 5 deputados; BE, com 3,3% dos votos e 2 deputados; CDU, com 3,14 % dos votos e 1 deputado; e PPM, com 0,47% dos votos e a tal curiosidade de eleger 1 deputado. A abstenção, confirma-se, atingiu o número recorde de 53,24%.

Sem comentários: