quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O debate ou de como a agressividade não compensa

O candidato republicano John McCain revelou durante o debate que teve lugar esta madrugada, uma energia e agressividade de que não tinha dado mostras durante os anteriores debates. Por seu lado, Barack Obama manteve-se sereno, como parece ser seu timbre, e nem os ataques constantes e virulentos por parte de McCain o fizeram perder a calma.
Em termos de conteúdo, o debate ofereceu-nos mais do mesmo. Nenhum dos candidatos apresentou ideias novas e pese embora o esforço de McCain em distanciar-se de George W. Bush, a verdade é que ele defende uma política na esteira do actual presidente, ou seja uma política claramente conservadora.
Finalmente, uma palavra sobre as sondagens: A nota distintiva deste debate ( a agressividade de
McCain) parece não ter tido o efeito esperado pelo candidato republicano, pois de acordo com o inquérito da CNN, 58 por cento dos inquiridos pronunciaram-se a favor de Obama e só 31 por cento atribuiu a vitória a McCain. Os números da CBS News são ainda mais favoráveis a Obama (53 por cento, contra 22 por cento a favor de McCain). Resultados que parecem provar que a agressividade, sem mais, não compensa.

Sem comentários: