terça-feira, 21 de outubro de 2008

Melhor que a encomenda ...


O presidente francês tem-se revelado, a meu ver, bem melhor que o esperado. Para além de revelar um dinamismo que tem faltado a muitas figuras de proa a nível europeu, manda a verdade que se diga que muitas das suas propostas têm obtido ganho de causa, graças à sua postura de verdadeiro líder europeu. Destacaria, neste contexto, o modo como conduziu as negociações entre os países da Zona Euro e da UE, negociações que permitiram que fosse possível obter consensos relativamente ao processo de enfrentar a crise financeira, quando o que mais havia era vozes dissonantes.

Falo ainda da sua iniciativa visando a realização de cimeiras conducentes à reformulação do sistema financeiro mundial e à sua exigência de participação nessas cimeiras por parte da China e da Índia.

Direi ainda que me parecem louváveis o questionamento da existência dos off shore e até a sua tese de um governo económico a nível europeu faz, nesta altura, todo o sentido.

Finalmente, a reafirmação por parte de Sarkozy do compromisso em manter um calendário e os objectivos do plano europeu contra o aquecimento climático, revela que se trate de um político não só dinâmico, mas também capaz de ver para além do curto prazo, pecha que afecta actualmente muitos políticos em exercício.

É caso, pois, para dizer que Sarkozy mostra ser, pelo menos para mim, bem melhor que a encomenda.
ACTUALIZAÇÃO: Sarkozy, está visto, fervilha em ideias e não pára. Acaba de propor a criação de fundos soberanos europeus para apoiar empresas .
(Imagem daqui)

Sem comentários: