Na Madeira, governada pelo PSD liderado, a nível regional, por Alberto João Jardim, a democracia é assim: O zeppelin, portador das inscrições “PND voa mais alto” e “olho à ladroagem”, preparado pelo PND para sobrevoar o Chão da Lagoa, na Madeira, foi abatido a tiro perfurado por quatro balas de carabina antes de atravessar o planalto.
É só mais um exemplo da democracia à moda de AJJardim. E do seu partido que, em mais de uma ocasião, silenciou as violações cometidas pelos governantes madeirenses contra os princípios da convivência democrática.
Será que, desta vez, me engano e que a Drª Leite, uma vez "restabelecida" vai condenar este atentado contra a democracia ?
Vou esperar sentado pelo "restabelecimento".
E, já agora, também estou interessado em ouvir o que Cavaco Silva, depois da passeata pela Áustria, tem a dizer sobre o assunto.
5 comentários:
Em contraponto a uma "Democracia a tiro", gostaria de apresentar, para quem não o conhece, o escritor libanês, AMIN MAALOUF, há muito radicado em Fança e que, nas suas próprias palavras, vem propondo uma REINVENÇÃO DO MUNDO, com o objectivo de nos fazer entrar no COMEÇO DA HISTÓRIA.
Algumas das suas ideias:
Já não há estrangeiros, todos somos o OUTRO e os imigrantes poderão ser os intermediários de um novo mundo, em que há só uma nação e muitas culturas.Tem de haver o conhecimento e o respeito de outras culturas. Não deve haver escolas, nem bairros de imigrantes. Não pode haver guetos.As pessoas devem sentir-se à vontade com as duas culturas. Têm de poder aprender a língua do novo País e não esquecer a sua língua e transmiti-la aos filhos.
Na resolução de todos os problemas com que o mundo se confronta, qualquer solução tem de implicar segurança e dignidade para as duas partes...A pré-história do Homem acaba quando TODOS formos O OUTRO.
Quando começarmos a pensar desta forma, entramos no que AMIN MAALOUF chama o VERDADEIRO PRÍNCIPIO DA HISTÓRIA.
E eu digo:
Bem-aventurados os que , na turbulência dos TEMPOS, ousam pensar com esperança e nos fazem acreditar num MUNDO MELHOR.
Beijos esperançosos-Ginginha
Bom, estou plenamente convencido que Cavaco Silva nada terá a dizer; primeiro, porque quando a coisa se deu ele estava na Aústria e nós já sabemos que o Presidente da República não se pronuncia sobre questões internas quando está no exterior (foi ele que disse, não eu), depois, porque quando chegar, já o tema perdeu actualidade!
Portanto, por aí acho que não temos nada a esperar.
Quanto ao PSD nacional, a gripe certamente continuará a produzir os seus efeitos!
Oh! Ginginha,
Tenho jurado não dizer nada por aqui, mas hoje, resolvi quebrar a jura, abrindo uma excepção:
É que não quero iniciar uma eventual peleja e depois ir embora de férias e ainda ser acusada de fugitiva.
Mas olhe querida, fez muito bem em lembrar à " mourama" a obra e a mensagem do senhor Amin Maalouf.
O meu comentário é este: "Já Jesus Cristo o dizia e pregou coisa semelhante.
O povo também costuma dizer, noutra vertente da questão: em Roma sê Romano".
Mas olhe, já se perdeu o hábito de ler a Bíblia e de aprender com o povo.
Sim, porque por muitas voltas que o mundo dê, sempre haverá "casas" ou "espaços de cultura" e quem neles não nasceu nem deles comunga, só tem que respeitar, não impor-se que é isso que os mulçulmanos (alguns e já muitos para meu gosto) parece que estão fazendo.
É pena que o livro não tenha mais saída lá do outro lado da montanha de Maomé.
Pois, por aqui, com tanto fariseu e macaco ou porco disfarçado de político/banqueiro/presidente etc. (que os macacos me perdoem!), já pouco adianta, porque os fariseus, são o que são e os tais macacos hábeis a saltar de galho em galho e já não têm ( se alguma vez tiveram!) vergonha e ou não sabem ler ou raciocinar.
Quanto aos porcos, são sempre os mesmos a comer e a lamber na gamela.
Não obstante, um pouco de proselitismo sempre ajuda as boas almas.
Sempre a considerá-la e advinhe-me.
JF
Pois é, querida amiga JF ,nós sabemos que o filme de Fellini " Feios, porcos e maus" provavelmente retrata melhor a sociedade, hoje como ontem!...Mas, por isso mesmo, eu preciso do filme de Carl Dryer " O MILAGRE", em que, por força de tanto querer e crer, o milagre acontece.
Abraço e boas férias-Ginginha
Ajudem o João Jardim a defender-se dos Zepelins inimigos neste jogo em Flash:
http://aindapiorblog.blogspot.com/2009/08/jogo-contnente-attacks.html
Enviar um comentário