terça-feira, 5 de novembro de 2013

Se não é cínico, tem graves falhas de memória

Cavaco Silva,  para conseguir proferir as afirmações supra, sem se rir, ou é um refinado cínico, ou anda com uma tremenda falta de memória. Sendo este o caso, torna-se imprescindível avivar-lha.
É que, de facto, se há político em Portugal que sempre recusou consensos, pois até tem no seu activo a  rotura do Governo do Bloco Central, chama-se Aníbal Cavaco Silva. Se há político em Portugal, desempenhando as funções de Ppresidente da República, que tudo fez para sabotar um possível entendimento que viabilizasse o PEC IV, chama-se Aníbal Cavaco Silva. Se há político em Portugal que sendo Ppresidente da República incitou os jovens a manifestar-se contra um Governo legítimo ao qual havia prometido cooperação institucional, esse político responde pelo nome de Aníbal Cavaco Silva.
E fiquemo-nos por aqui que é quanto basta, para se ter uma ideia do que sejam os consensos à moda de Cavaco.
É verdade que, nos últimos tempos, Cavaco, depois de verificar que este governo por ele apadrinhado e suportado não consegue "levar a carta a Garcia", se tem esfalfado a falar de consensos.
Chega tarde.
Aparentemente, Cavaco  ainda não percebeu que o suposto governo que ele suporta não passa de um grupo de fanáticos. E, se não sabe, fica a saber que, com fanáticos, não há consensos possíveis. 
Por outro lado, Cavaco também ainda se não deu conta de que, actualmente, não lhe é reconhecida, pela generalidade da população, capacidade para promover consensos, visto que não conseguiu, ao longo dos dois mandatos (um findo e outro em curso) manter-se imparcial como lhe competia, tendo, pelo contrário, assumido o comportamento de um presidente de facção. Por alguma razão, onde quer que apareça, Cavaco é hoje vaiado, facto inédito na nossa democracia. O que prova, por um lado, que ele não é visto como presidente de todos os portugueses, e por outro que ele já não faz parte da solução do problema. Ao invés, ele próprio é fautor do problema.

2 comentários:

Graça Sampaio disse...

Cínico?! Isso implica muito movimento de miolos que é coisa que ele não tem! Ele é o verdadeiro PALHAÇO embora sem expressão como os de profissão que nos merecem toda o respeito.

PALHAÇO!!!

Anónimo disse...

Esse tipo é um sabujo. E mais não digo, porque o nome do coiso põe-me logo todos os pelos em pé.