quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Para Cavaco, a Constituição não passa de papel de embrulho

O discurso que Cavaco acaba de proferir ao anunciar a nomeação de Passos Coelho como primeiro-ministro do futuro governo é quase inacreditável. Se bem interpreto as suas palavras, Cavaco, caso o programa do governo formado pelo primeiro-ministro indigitado venha a ser rejeitado na Assembleia da República, está preparado para excluir a formação de um qualquer outro governo que conte com a participação ou o apoio das forças políticas à esquerda do PS, designadamente do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista Português. Se a minha interpretação é correcta, então é óbvio que Cavaco assume conscientemente uma posição que não só é contrária ao texto constitucional, como é, em absoluto, anti-democrática.
Até parece que Cavaco, tendo a direita falado em "golpe de Estado", levou a ideia à letra e está preparado para dar um golpe na democracia portuguesa, com consequências que, nesta altura, é impossível prever.
Uma coisa é, no entanto, já certa: Cavaco, faça o que fizer no futuro, por esta e por muitas outras do antecedente, é já uma nódoa que mancha, de forma indelével, a instituição que dá pelo nome de Presidência da República. 
(Aproveite, entretanto, para conferir aqui o discurso do sobredito.)
(A imagem é do "Público")

1 comentário:

Graça Sampaio disse...

Uma nódoa que nem com litros de benzina se apagará... Que sufoco, aquele homem!! Que sufoco ler o que se lê em alguns blogs...

«afastem de mim este cálice!»