sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Havia de ser lindo !

Havia de ser lindo, digo eu.
A ele talvez não fizesse grande diferença, que tem boas "almofadas" para aguentar a crise. Para a generalidade dos portugueses é que era o diabo.
O Eng. Belmiro de Azevedo baseia a sua crítica no facto de, segundo ele, haver "overbanking" em Portugal. Ora aqui temos uma opinião surpreendente para quem sempre ouviu dizer que, quanto maior for o número de operadores em qualquer sector económico, maior será a concorrência e que esta é benéfica não só para os consumidores mas também para a economia em geral.
Será que o Eng. Belmiro de Azevedo, ao contrário do que geralmente se julga, não é industrial e comerciante (caso em que a concorrência o beneficia) mas sim banqueiro (hipótese em que a concorrência o prejudica) ?
Vá-se lá entender uma coisa destas !
(Reeditada)

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim, é verdade, já foi banqueiro, teve um banco que depois vendeu. Estava instalado nas lojas do "continente".
Também é verdade que em termos macro económicos existe overbanking em Portugal, mas nem por isso se sente muito a concorrência, ou seja, a concorrência vê-se noutras instituições parabancárias que não são verdadeiros bancos (pq não estão autorizados a receber depósitos, etc.) como cofidis e outras, mas essas cobram juros mais altos que a banca e estão mais próximas dos desesperados.
No tocante aos grandes investimentos, tenho dificuldade em me decidir. Há muitos prós e contras, não estou suficientemente informado.