sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Que dizer disto ?

De acordo com o que se pode ler aqui, o Ministério da Educação emitiu hoje, às 21:00h, o seguinte
COMUNICADO
"1 – Chegou hoje ao fim o processo de negociação das medidas tomadas pelo Governo no dia 20 de Novembro para facilitar a avaliação do desempenho dos professores.
2 – Os sindicatos, neste processo, não apresentaram qualquer alternativa ou pedido de negociação suplementar, pelo que o ME dá por concluídas as negociações, prosseguindo a aprovação dos respectivos instrumentos legais.
3 – O ME, mantendo a abertura de sempre, respondeu positivamente à vontade dos sindicatos, expressa publicamente, de realização de uma reunião sem pré-condições, isto é, sem exigência de suspensão da avaliação até aqui colocada pelos sindicatos. Foi por isso agendada uma reunião para o dia 15 de Dezembro, com agenda aberta.
4 – Os sindicatos foram informados que o ME não suspenderá a avaliação de desempenho que prossegue em todas as escolas nos termos em que tem vindo a ser desenvolvida."
Perante este comunicado, que dizer disto ?
Quem engana quem ?
O evidente recuo da Plataforma, ao suspender as greves regionais terá alguma coisa a ver com uma nova posição nesta matéria por parte do PCP que, de acordo com esta notícia , já saudou a decisão dos sindicatos de suspenderem as greves regionais marcadas para a semana? Eu diria que sim, pois o Mário Nogueira é um camarada obediente.
E a nova posição do PCP ficará a dever-se a quê ?
Hipótese: O PCP ter-se-á assustado com as recentes sondagens que revelam que o PS não sofre o desgaste esperado com a luta dos sindicatos dos professores e, pelo contrário, em termos eleitorais tende a ver reforçada a sua posição. Será ?
Dão-se alvíssaras a quem souber a resposta para tanta pergunta.
(Reeditada)

2 comentários:

MFerrer disse...

Obrigado pela visita e pelo comentário. Concordo consigo e com o recuo do PCP que tem por hábito atirar inocentes para a fogueira e esconder a mão. Já assimfoi noutros tempos...
Coitados dos professores que andaram a fazer figuras tão tristes!
MFerrer

Anónimo disse...

M. Nogueira é mesmo um Espanto nesta terra de espantos...E o curioso é que os meios chamados impropriamente de comunicação social (diga-se antes comunicação de massas) andam atrás dele como de A.J.Jardim e outros.Nunca compreendi estes epifenómenos. Não será uma inevitabilidade sermos assim se as nossas escolas derem o salto em curso mas que muitos, alguns incautos e intoxicados tentam travar. Ultrapassemos o RASCA.
Zé Mário