sábado, 4 de julho de 2009

Prémio LEMNISCATA


Um prémio, ainda que imerecido, como é o caso, não se recusa. Justifica sim um duplo agradecimento: pelo prémio em si e pela gentileza de quem o atribuiu. Agradecimentos que, neste caso, vão para o Carlos Santos Professor de Economia e Analista de Política Internacional e também autor de O Valor das Ideias que entendeu contemplar o "Terra dos Espantos" com o "Prémio Lemniscata", atribuição só explicada por um momento de grande generosidade por parte do Carlos Santos, ele sim mais que merecedor de tal distinção, dada a excepcional finura das suas análises e comentários, designadamente, em matéria de economia e política.
De acordo com os usos, cabe-me explicar o significado do prémio e atribuir o prémio a sete blogues.
Socorro-me da fonte:
“O selo deste prémio foi criado a pensar nos blogs que demonstram talento, seja nas artes, nas letras, nas ciências, na poesia ou em qualquer outra área e que, com isso, enriquecem a blogosfera e a vida dos seus leitores."
"LEMNISCATA: “curva geométrica com a forma semelhante à de um 8; lugar geométrico dos pontos tais que o produto das distâncias a dois pontos fixos é constante.”
"Lemniscato: ornado de fitas. Do grego Lemniskos; do latim, Lemniscu: fita que pendia das coroas de louro destinadas aos vencedores"
Importa acrescentar "que o símbolo do infinito é um 8 deitado, em tudo semelhante a esta fita, que não tem interior nem exterior, tal como no anel de Möbius, que se percorre infinitamente"

E, sem mais considerandos, mesmo correndo o risco (apesar da pesquisa feita) de estar a premiar que já antes o foi, passo à designação dos 7 blogues que considero merecedores da distinção e que são:

4 comentários:

capitolina disse...

Eis-me a felicitar o Terra dos Espantos e o seu autor.
Sempre achei o nome mt bem achado. Num país como o nosso é mesmo uma trouvaille.
Os prémios, com excepçõa das condecorações, mais banalizadas neste nosso território que os animaizinhos com k mimoseia os leitores do seu blog, ainda fazem sentido. E é sempre uma sensação de mimo que acolhe quem os recebe.

Anónimo disse...

Bem merecido.

Parabéns a quem se destina e bravo a quem escolheu.
Obrigada também porque descobri um novo blogue sobre plantas ora indicado por si, requintado.

AF

Quint disse...

Não podia ter sido melhor escolhido este seu projecto.
A descoberta do seu projecto foi como que uma lufada de ar fresco, não só pela qualidade da escrita, amor à verdade mas, essencialmente, porque procura fugir à tirania da opinião maioritária e politicamente correcta que por hoje vai imperando na blogosfera.
Quanto à distinção, muito me honra e agradeço-a em nome de todos os que colaboram no abluente

Anónimo disse...

Oh! Francisco parabéns!

Você, querido, (permita que o trate assim) tem uma grande "pedalada" bloguista.

O seu espaço enche-nos a alma com a serenidade de quem tem paz porque mesmo discordando, a gente sabe, abre-se ao contraditório, deixa entrar outras luzes e por isso, acho eu, tem tonalidades de arco-íris.
Obrigada.
Encontrei fora de portas a amiga comum Judite que lhe manda muitos cumprimentos e disse-me que já lhe quis agradecer mas deve ter trocado as mãos.
Dolores da Silva