sexta-feira, 7 de maio de 2010

... e, antes de ir, ainda mais esta ...

citação:

"Portugal vive uma crise gravíssima, sendo agora claro que os credores querem garantias explícitas de que vamos mesmo mudar de vida. Não é apenas o Estado que tem de viver com muito mais parcimónia de meios. Somos todos nós que temos de ser mais produtivos, poupar mais e ganhar em linha com aquilo que efectivamente produzimos.
Em Portugal não há apenas um responsável, nem a situação tem origem recente. Seria muito fácil e até, no meu caso, conveniente, apontar José Sócrates e o seu governo como únicos responsáveis. Têm uma importante dose de responsabilidade que os portugueses e a história um dia lhes cobrarão. Mas não serão os únicos: o insustentável modelo português tem muitos progenitores e até alguns padrinhos, estes no sector privado. Trata-se de todo um modo de vida que é insustentável e que, para sermos justos, temos conceder que resulta de mais de 20 anos de acções e de inacções."
António Nogueira Leite (aqui)

(Deixo o julgamento sobre a responsabilidade de José Sócrates e dos seus governos para os eleitores, conquanto me pareça conveniente lembrar que o anterior Governo liderado por José Sócrates conseguiu, em dois anos, reduzir o défice das contas públicas de 6,8% para 2,6%. Depois, convém também recordar que surgiu a crise económica internacional que afectou,  não apenas Portugal, mas todos os países e  muitos de forma bem mais aguda, incluindo alguns com economias bem mais fortes e que apresentam défices ainda mais graves. Quanto ao resto, passim).

1 comentário:

Anónimo disse...

ALTO AÍ!
Acho que com este seu post foi longe demais.

O senhor parece suficientemente culto e informado para entrar nesta toada de atirar areia para os olhos dos seus leitores.

Como teria sido possível o anterior Governo liderado por José Sócrates ter conseguido, "em dois anos, reduzir o défice das contas públicas de 6,8% para 2,6%"!!!???

Explique lá Dr. Franciso como foi possível em cerca de um ano o Estado como o mesmo J. Sócrates passar de 2,8 para 6,8 do PIB?

Em 2009 foi de 9,4%.

Você sabe ao menos de que despesas está a falar?
Oiça? Foi o dinheiro pago aos desempregados?
Foi o auxílio prestado à Banca?

Qual crise internacional, senhor!

Então você não sabe que o défice tem a ver com a despesa corrente do Estado português?
Então desconhece que houve receitas extraordinárias e que não podem ser repetidas?

E que nada disso resultou de uma economia ou finanças saudáveis?

Desconhece que algumas receitas vieram de métodos criticados a M.Ferreira Leite e que o PS tb utilizou ao vender edifícios públicos pelo uso dos quais continua agora a pagar renda?

Mas o PS - Sócrates - fez alguma redução do peso da administração pública? Reformou porventura o Estado?
Qual 2,8!!!???

Repare no que vem do passado de muitos anos:
231% do n/ PIB é a dívida do Estado e Privados ao estrangeiro (ainda falta a dívida nacional!).
No caso Grego são 164%.

A dívida externa da Banca portuguesa é o triplo da dos Bancos gregos e no sector não bancário ainda é bem pior.
É evidente que o País tem vivido e gastado ACIMA DAS SUAS POSSIBILIDADES.

Não venha com balelas dessas.Fica-lhe mal.

O desastre começou com CAVACO SILVA e quem o disse foi Miguel Cadilhe.
Veja quanto vai pagar de juros de serviço da dívida, quanto lhe vão custar as scuts e uma série de despesas de duvidosa utilidade ou sustentabilidade.
Mas não vá por aí, sff.