quarta-feira, 8 de junho de 2011

Por onde anda o decoro ?

Manuela Ferreira Leite vai ser agraciada por Cavaco Silva, no próximo dia 10, com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo. Não estou a ver bem o que de relevante terá feito a senhora para merecer tão alta distinção. É certo que foi ministra da Educação e das Finanças e deputada, mas não me consta que, nos cargos públicos que desempenhou, tenha feito obra que mereça tal distinção. O que de mais "notável" ela fez enquanto ministra das Finanças, foi o negócio ruinoso celebrado com o Citibank, e na Educação da sua obra não ficou gesto que se recorde. É verdade também que, como líder partidária, deu um forte contributo pessoal  para a criação dum clima de ódio raramente visto na política portuguesa. Não me parece, no entanto, que Cristo que dá  o nome à Ordem e que pregava o amor, se reveja muito na acção da agraciada.
As amizades cultivam-se em privado, não se alimentam com distinções públicas, mas, pelos vistos, a direita triunfante, com Cavaco no comando, até já perdeu a noção do simples decoro.
(Reeditada)

1 comentário:

S. Bagonha disse...

Para essa dama deveria cavaco silva criar uma nova condecoração: A Grã-Cruz da Ordem da Calúnia do Ódio e da Maledicência. Assentar-lhe-ia como uma luva. Vindo de quem vem Francisco, não admira. E basta que nos lembremos da descarada protecção e do apoio publicamente manifestado ao sinistro Dias Loureiro, quando este foi implicado no caso, ou melhor, na roubalheira do BPN. Pode ser que para o ano que vem também este malandro venha a ser contemplado com uma medalhinha. É o que se chama dar o osso aos cães de guarda.