sábado, 25 de junho de 2011

Brilhante !

Não há palavra mais utilizada pela generalidade dos órgãos de comunicação social para qualificar os ministros do actual Governo do que a palavra  "brilhante". Não existe, para a comunicação social, uma "cabeça" que não seja brilhante, mesmo não se conhecendo uma única medida tomada pelos membros do actual executivo, com a possível excepção de viajar em classe económica nas deslocações dentro da Europa, essa, sem dúvida, "brilhante" e saída da cabeça não menos brilhante do actual primeiro-ministro. 
Com tanta "cabeça" brilhante, estranho seria que, para os media, o Governo, no seu todo, não fosse também "brilhante", apesar de haver por aí uma ou outra "alma" mais lúcida que considere que ministérios como os encabeçados pelo "estrangeirado" Álvaro Santos Pereira (Economia etc.) e por Assunção Cristas (Agricultura etc.) são simplesmente ingovernáveis. De facto, basta ver que Álvaro Santos Pereira tem à sua conta 8 antigas secretarias de Estado + 44 serviços de administração directa ou indirecta do Estado + 49 empresas públicas e que Assunção Cristas terá de haver-se com 4 antigas secretarias de Estado + 7 administrações de portos + 42 serviços de administração directa ou indirecta do Estado + 4 empresas públicas, para concluir que nem um, nem a outra têm condições para gerir a "coisa", tanto mais que nos respectivos ministérios se juntam serviços que têm tanto em comum como o fogo e água.
Não ponho em causa, a priori, o "brilhantismo" de todos e de cada um dos ministros. Pela sua acção, serão avaliados, mas não é preciso ir mais longe na análise, para concluir que a estrutura do Governo é também ela uma "brilhante" idiotice saída da cabeça do senhor Passos Coelho que, pelos vistos, têm uma fixação pelos números redondos (10) + 1, este levado a crédito do senhor Paulo Portas.

Por falar em "brilhante", não há modo de silenciar a estreia de Passos Coelho no Conselho Europeu também ela qualificada como "brilhante".  Pessoalmente não me dei conta da razão de tanto brilhantismo, mas deve ser verdade, porquanto ouvi dizer, de fonte segura, que a estreia só não foi abrilhantada com fanfarra, porque, no momento, não havia fanfarra disponível.

Sem comentários: