sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Um governo mal agradecido

"(...)
É evidente que ainda é demasiado cedo para para se estimar com exactidão o impacto económico das decisões do Tribunal Constitucional . Mas tudo aponta no mesmo sentido, hoje pela primeira vez em bastante tempo, podemos discernir uma ténue luz ao fundo do túnel. Finalmente, alguns indicadores sugerem uma retoma da actividade económica e o nosso principal drama, o desemprego, caiu substancialmente no último trimestre.
Tantos economistas* que tanto condenaram os juízes do Tribunal Constitucional e, vai-se a ver, as declarações de insconstitucionalidade dos Orçamentos do Estado eram as decisões economicamente mais ajuizadas."
(Luís Aguiar-Conraria; "A Máfia, o tribunal e o multiplicador da despesa orçamental". Hoje no "Publico", sem link. O realce é meu.)
*E tantos governantes que tanto diabolizaram as decisões do Tribunal Constitucional, acrescento eu. Governantes que não são só mal agradecidos. Pelos vistos, também não aprenderam nada, tendo em conta as medidas anunciadas a coberto duma falsa "reforma do Estado" traduzida apenas em mais cortes nas pensões e nos despedimentos, em larga escala, de funcionários públicos.

Sem comentários: