sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Solução: demita-se.

Sempre que o Tribunal Constitucional (TC) declara inconstitucional qualquer diploma emanado deste governo ou aprovado pela actual maioria par(a)lamentar surgem, invariavelmente, nas caixas de comentários  dos jornais comentários do tipo "Este país é ingovernável". 
Ora a verdade é que este país sempre se deixou governar e, com frequência, mal, pelo que o que se pode dizer a tal respeito é que Portugal não só é governável, como frequentemente consente no poder quem é incapaz de governar. 
Se dúvidas houvesse a tal respeito, bastaria atentar ao que se tem passado com o actual governo que é constituído por gente, a começar pelo primeiro-ministro, que claramente se confessa incapaz de governar com respeito pela actual Constituição, usando de todos os meios para contornar os seus ditames. Daí que sempre que o Tribunal Constitucional se pronuncia de forma a fazer respeitar a Constituição, logo apareça Passos Coelho, acompanhado ou não por outras figuras menores da actual maioria, a carpir lamentações e lançar acusações, atitudes que só podem ser consideradas intoleráveis num Estado de direito que o nosso, muito por mérito do TC, ainda não deixou de ser.
Passos Coelho conhecia, ainda que vagamente, o texto constitucional. Digo que conhecia, embora não morra de amores por ela, pois é sabido que a sua intenção primeira foi alterá-la. Não dispondo de votos bastantes para a modificar a seu gosto, não tem outra alternativa que não seja a de governar de acordo com o prescrito na Constituição.
Não é capaz ? Tem uma solução: demita-se.

Sem comentários: