sábado, 27 de junho de 2009

O povo quer suicidar-se? Está no seu direito !

A transcrição é longa. O meu comentário é curto.
Apenas duas observações:

1. A utilização da expressão "rasgar as políticas sociais", por parte de José Sócrates, não é uma acusação, mas a simples reprodução de afirmações de Manuela Ferreira Leite que, há apenas dois dias, talvez entusiamada com o recente êxito eleitoral resolveu revelar a sua verdadeira face e proclamou tal intenção de forma cristalina: “Vamos rasgar e romper com todas as soluções que têm estado a ser adoptadas em termos de política económica e social”.

2. Miguel Abrantes, no Câmara Corporativa, deu-se ao trabalho de apresentar um primeiro elenco das medidas tomadas pelo Governo em matéria de política económica e social, ora sob a "ameaça" de Ferreira Leite, elenco que tomo a liberdade de reproduzir aqui:

"• O Complemento Solidário para Idosos;
• As escolas do 1.º ciclo do básico a funcionarem a tempo inteiro, até às 17:30, com inglês e refeições escolares;
• O abono pré-natal;
• A majoração do abono de família;
• O apoio público à procriação medicamente assistida para casais com problemas de fertilidade;
• O programa PARES, que tem financiado a criação de centenas de novos equipamentos sociais, nomeadamente assegurando um investimento sem precedentes na expansão do pré-escolar;
• O cheque-dentista para grávidas e crianças e jovens;
• As unidades de cuidados continuados integrados para idosos acamados e outros doentes prolongados;
• O programa de cirurgia oftalmológica, que permitiu no último ano operar — no sistema nacional de saúde — milhares de pessoas que há anos esperavam por uma simples operação às cataratas;
• O aumento da acção social escolar e o alargamento dos respectivos beneficiários;
• Os programas e-escolas e e-escolinhas;
• A reforma da segurança social, que assegurou a sua sustentabilidade e retirou Portugal do grupo de países de alto risco;
• O investimento nas energias renováveis, que tornou Portugal um caso de sucesso e um exemplo elogiado a nível internacional;
• A redução do IRC para empresas do interior e a criação de dois escalões (em que os primeiros 12.500 euros de matéria colectável são taxados a metade);
• O incentivo fiscal à actividade empresarial de Investigação & Desenvolvimento."

Concluo: O povo quer suicidar-se, votando Ferreira Leite ? Está no seu direito. Mas não contem comigo para colaborar no enterro!

5 comentários:

irene rosa disse...

O povo está a suicidar-se com este Sócrates que nem profissão tem. A sua profissão é ser político. Isto é profissão? Ele e a sua ministra estão a matar a seriedade na educação. Porque não põem diplomas de 9~e 10~ano à venda nos supermercados?
Têm destruído a dignidade dos professores. A maioria dos comentadores não conhecem de facto a realidade das escolas e este modelo de avaliação ridículo.

Francisco Clamote disse...

Antes de Sócrates a realidade das escolas era uma maravilha e o sucesso escolar um espanto! Alguns senhores professores continuam com os olhos fixos na "educação do seu umbigo". Está visto que não têm olhos para mais. Bom proveito !

Anónimo disse...

O autor do blog tem toda a razão. Mas é muito arriscado fazer-se mudanças e mexer-se em interesses estabelecidos - os senhores professores têm visto que o insucesso era uma realidade, mas não querem descortinar o que está errado, pois isso belisca a sua total autonomia (são reis e senhores no seu domínio). Diferentemente dos outros trabalhadores não querem ser avaliados.
Não terão sido os próprios professores a destuir a sua dignidade?
E à falta de argumentos que justifiquem as suas razões só resta o velho argumento - o diploma do Sócrates.
Que pobreza de argumentos!
A C

Anónimo disse...

Por mais barreiras que a mente crie,esta onda avassaladora de ruído, proveniente de todos os quadrantes, não deixa de perturbar...
Que melhor refúgio que a poesia,então?..não como forma de evasão , antes , como acto de resistência e ressurreição, para que depois, inteiros,abracemos as lutas que é preciso travar!..

Diz, Fernando Pessoa/Ricardo Reis:


PARA SER GRANDE,SÊ INTEIRO:NADA
TEU EXAGERA OU EXCLUI.
SÊ TODO EM CADA COISA. PÕE QUANTO ÉS NO MÍNIMO QUE FAZES.
ASSIM EM CADA LAGO A LUA TODA
BRILHA,PORQUE ALTA VIVE.

Beijos, companheiro de muitas lutas- GINGINHA

Quint disse...

O elenco das medidas que iriam para o galheiro é razão ponderosa para pensar bem; isto para aqueles que não têm memória e aparentam não saber o que fez Ferreira Leite nos governos em que esteve.