quarta-feira, 24 de junho de 2009

As contas da merceeira

Manuela Ferreira Leite (MFL) acaba de confirmar, na entrevista dada à SIC, que vive obcecada com o problema do endividamento externo, a tal ponto que viu, uma segunda vez, a entrevista de José Sócrates dada à mesma estação de televisão, para verificar se o primeiro-ministro tinha proferido algum "murmúrio" sobre a questão e mostrou-se altamente escandalizada pelo facto de o não ter ouvido.
Diga-se que a estimável senhora até é a favor do investimento público, só que lá está, uma vez mais, o endividamento que "só nos faz empobrecer". Não obstante, a senhora promete-nos que o país, com a sua política, vai enriquecer. Infelizmente, não nos diz como, nem com que meios. Se não existem recursos internos e o país não pode continuar a endividar-se, como é que a venerável senhora vai obter recursos para o conseguir ?
A resposta só pode ser: magia, por certo, só ao alcance desta "maga" das finanças que tem a ousadia de nos falar em negócios ruinosos realizados por outros, mas que se esquece do negócio, ruinoso por excelência, por ela concretizado com o Citigroup, cujos encargos estamos e continuaremos a pagar.
Entusiasmados com este discurso sobre o endividamento, os agentes económicos devem, por esta altura, estar já a congeminar novos investimentos, embora não saibam, com a receita da merceeira, onde encontrar os meios. Até a crise, ao ouvir MFL falar de "endividamento" (palavra em que ela, insistentemente, tropeçou) se pôs a andar. Foi mesmo "um ver se te avias"!

Sem comentários: