sábado, 27 de junho de 2009

Declaração de interesses

Agora que se encontram marcadas as eleições legistativas e as eleições autárquicas, aqui fica a minha declaração de intenção de voto (a considerar em futuras sondagens): votarei PS nas legislativas e, nas eleições autárquicas, o meu voto vai para Paulo Pedroso candidato pelo PS à presidência da Câmara de Almada.
E, a propósito de ambas as eleições, aqui fica também a minha declaração de interesses:
Não tenho qualquer interesse pessoal em qualquer das eleições: não sou militante de qualquer partido, nem tenho idade, nem disposição para fazer de "boy". O meu interesse não é, pois, diferente de qualquer outro cidadão.
Posto isto, as minhas motivações:
Não voto à direita (CDS e PSD, partidos que junto sob a mesma etiqueta, porque não sei mesmo onde se aloja actualmente a direita mais conservadora) porque ideologicamente não me identifico com as opções políticas de qualquer deles. Em particular em relação ao PSD, acrescento que a actual direcção liderada por Manuela Ferreira Leite não me merece um mínimo de credibilidade, como já resulta claro dos múltiplos comentários que aqui tenho deixado. Considero mesmo que uma vitória deste partido nas próximas eleições legislativas, tendo em conta as opções já conhecidas, as últimas declarações da líder e a obsessão desta com o endividamento, teria consequências graves para o país: o aumento do desemprego e os cortes em matéria de apoios sociais seriam apenas os resulatdos mais graves, na minha perspectiva.
Não voto BE, porque, como já disse algures, não voto em nebulosas, nem desperdiço o meu voto num partido que se assume como mero partido de protesto. Não contando com ele, porque ele próprio se exclui, como parte da solução para a governação do país, também me não faz falta para protestar. Os protestos fazem-se na rua e para tal não são precisos deputados na Assembleia da República.
Não voto PCP (ou CDU, tanto faz) porque não quero viver num país como Cuba ou como a Coreia do Norte (países que o PCP considera como exemplos de construção do socialismo). Louva-se a honradez do partido que não esconde as suas opções políticas, mas, decididamente, não vou por aí.
Voto PS, não por exclusão de partes, mas porque é, por excelência, o partido da Liberdade e o partido que, embora não seja adversário do funcionamento do mercado, entende que este deve ser objecto de mais regulação. E, finalmente, porque é a favor da solidariedade social, não apenas em palavras, mas em actos.
E apoio José Sócrates que, pesem embora os seus defeitos (quem os não tem ?) e os erros que possa ter cometido como primeiro-ministro (quem os não comete?) é o único político a quem reconheço a capacidade e a determinação para levar a cabo e concluir as reformas de que o país carece. Disse.

5 comentários:

mdsol disse...

Ora assim é que é: claro, sem equívocos nem rodriguinhos.

:))

Anónimo disse...

Muito bem explicado e justificado.

Nem seria de esperar outra coisa.

MAS, como se assume não haver melhor, isto PEDE uma contra declaração enunciando as razões por que EU NÃO POSSO VOTAR PS, ou de como partido tão excepcional não merece o meu voto.

Se me deixar vou pensar nisso, porque essa também não pode ficar atrás, quero dizer, muito atrás.

Já quanto a Paulo Pedroso em Almada, não tenho qualquer dúvida em secundá-lo.
Este Paulo Pedroso é demais para Almada, é um desperdício.

Votaria nele para Primeiro Ministro, mas no Sócrates, não voto.
Paulo Pedroso é mais esperto, mais inteligente, mais capaz e mais humano.
Este como primeiro ministro faria a verdadeira reforma da justiça. Ele sabe o que é sofrer às mãos de gente indiferente aos problemas das pessoas.
O Paulo Pedroso para mim era capaz de se assumir e dizer:
«Não sou diferente dos outros portugueses que fugiram ao pagamento total da sisa na compra de prédios».
Sócrates para mim é demasiado santo e por isso não acredito nele.
A questão está na honestidade das pessoas.
Ideologia? Esquerda? Direita? Centro? Que é isso?
Portugal precisa de pessoas honestas e bem formadas que respeitem a coisa pública e o povo.

Arrogância dele e dos seus servidores e colaboradores, meu velho estou farto.
Poderia votar PS, mas não neste PS que é o do Engenheiro Sócrates e esse bem pode ir lá pra guarda.
A ver vamos.
Francisco Ferreira Fontes

anamar disse...

Maior clareza, não poderia existir...
Óptima partilha!!!
:))

José disse...

se me é permitido: boa explicação, mas incompleta. Em princípio, não vão ser apenas 5 partidos que se apresentarão a eleições! Os outros têm a mesma legitimidade e merecem atenção (especialmente os novos movimentos)

(isto é porque subscrevo esta declaração, excepto na parte sobre o PS, unicamente sobre o PS. Se votasse em Almada, também escolhia Paulo Pedroso.)

Anónimo disse...

GOSTEI DE LER, QUER O POST, QUER OS COMENTÁRIOS, MAS FICOU A FALTAR-ME O CONTRADITÓRIO. COM A MESMA CLAREZA SERIA INTERESSANTE OUVIR O OUTRO LADO.CONCORDO, EM MUITAS COISAS COM FRANCISCO FERREIRA TORRES. TENHO MUITAS DÚVIDAS EM QUEM VOTAR, PORQUE ME SINTO RODEADA DE POLÍTICOS POUCO PREOCUPADOS COM OS PROBLEMAS DOS PORTUGUESES E VEJO "TRAFULHA" A MAIS E "JUSTIÇA" A MENOS!!!