quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Emprestar o dinheiro a quem ?

O ministro das Finanças afirmou hoje que está a ser preparada uma emissão de Obrigações do Tesouro  para particulares.
Há quem, a este propósito, interrogue: emprestava o seu dinheiro ao Estado português hoje em dia ?
Pergunta que tem na base esta outra: "alguém de bom senso acha que emprestar dinheiro ao estado neste momento é uma operação isenta de risco?
Com o devido respeito pelo autor (que é muito) as perguntas não fazem qualquer sentido, pois mesmo aceitando que exista risco de incumprimento por parte do Estado, esse risco será sempre incomparavelmente menor ao risco de qualquer outra aplicação.
Ou não será assim?
Se o particular destinatário da referida emissão de OT tivesse dúvidas em emprestar ao Estado, emprestava a quem ? Pergunto, porque não tenho dúvidas de que fazer um simples depósito em qualquer banco é bem mais arriscado. Até temos recentes provas disso. Não fora assim, como se explicaria a prestação, por parte do Estado, de aval à banca para evitar o aumento dos spreads dos financiamentos contraídos pela banca no exterior?
Isto até um leigo, como eu, consegue perceber, Carlos Santos. As suas interrogações é que não. Eu, pelo menos.

2 comentários:

MFerrer disse...

caro Francisco,
Acho que tem tyoda a razão.
E se se pensar em todo o dinheiro que os nossos emigrantes enviaram e enterraram em Portugal em "maisons" que nunca habitarão, por terem sido mal aconselhados por todos os intervenientes na "operação-saca-emigrante" então deve mesmo promover-se o papel do Estado como regulador do aforro e da sua correcta aplicação.
Abraço

Mario disse...

Infelizmente,Carlos Santos nao sabe que ser coerente e o primeiro passo para ser credivel.