sábado, 9 de janeiro de 2010

Temos Homem !


Excelente, a vários títulos, a entrevista de Manuel Alegre, hoje publicada no "Expresso".
Isto digo eu que não sou propriamente um fã de Manuel Alegre, de quem tenho discordado, nos últimos tempos, devido, em particular, à forma como foi alimentando, durante a última legislatura, o namoro com o Bloco de Esquerda.
Excelente, dizia eu, a entrevista, desde logo, em relação à forma como define o mandato de Cavaco Silva, acertando em cheio no alvo, ao denunciar os seus equívocos geradores, ao mesmo tempo, de conflitualidade com o Governo (como se tem visto) e de subalternização do/a líder da oposição (realidade menos perceptível, à primeira vista, mas evidente, depois de desvendada por Alegre)
Excelente ainda a sua concepção sobre o papel do Presidente da República: [O PR] "Deve ter uma filiação nos valores históricos e culturais do país. Pensar o impossível e ver o que não é visível". [Deve]"ter capacidade de antecipação, ser ousado nas intervenções e decisões, sem que isto signifique substituir-se ao Governo", em suma "é preciso visão política, cultural e histórica".
E excelente, finalmente, pelo modo como encara o futuro do país, longe do derrotismo que hoje por aí campeia: "Acha que Portugal tem Futuro ?" - "Claro que tem futuro" !

Não sei se a entrevista é, ou não, o assumir de uma candidatura à Presidência da República. Digo sim que ela foi um bom início da campanha eleitoral e motivadora para uma parte dos votantes no PS, como eu, que até agora mantinham, em relação a ele, algumas reservas sobre a sua capacidade para derrotar Cavaco.
Agora digo: temos Homem !
(Publicada também em "A Regra do Jogo")

3 comentários:

capitolina disse...

Não gosto do modo como se vem impondo ao PS, k não vai ter saída.Quer ser candidato, já sabemos há muito; mas não devia fazer o cerco k vem fazendo. E sabemos bem como a sua caminhada foi criando cada vez mais anti-corpos em relação a ele.

Ana Paula Fitas disse...

Um abraço, Francisco :)

Miguel Gomes Coelho disse...

Francisco,
Esperemos que continue a dar-nos esperança de que pode vir a dar-nos as respostas que, antecipadamente, já lhe pedimos.
É um bom início mas ainda é curto, precisamos de mais. O M.Alegre não se pode esquecer que, também nós, temos memória.
Um abraço.