sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Uma oportunidade a não perder

Como, honestamente, reconhece o candidato Paulo Pedroso, nem tudo o que a CDU fez à frente da Câmara de Almada nos últimos 35 anos foi mau, pois há muita realização merecedora de apreço. Inconcebível seria, na verdade, que tal não tivesse acontecido, por muita incompetência que pudesse ter havido. Todavia, o modelo de gestão da CDU está esgotado pois, além do mais, manifestou-se incapaz de revitalizar o concelho, depois do encerramento da Lisnave, sendo igualmente verdade que a gestão da CDU perde no confronto com outros municípios do arco ribeirinho do Tejo, como Cascais ou Oeiras, que conheceram, ao longo de todos estes anos, um desenvolvimento a perder de vista em relação ao concelho de Almada, quando é certo que aqueles municípios nem sequer têm as condições naturais deste concelho, que dispõe, ao mesmo tempo, de uma frente ribeirinha (que é, actualmente, uma vergonha, dada a degradação que atingiu) e uma frente de praia, manifestamente desaproveitada.
Quer se queira, quer não, a verdade é que o concelho de Almada vive numa "apagada e vil tristeza", pese embora os muitos milhares (ou milhões ?) que a Câmara gasta em fogos de artifício e em propaganda a rodos.
Por tudo isso e também porque a longa permanência da mesma força política à frente do munícipio gerou, naturalmente, vícios e compadrios, o município de Almada só teria a lucrar, em nome da competência, da transparência e da inovação com uma mudança de política na gestão municipal.
Para mim é evidente que, perante as candidaturas em presença, só a candidatura do PS à Câmara Municipal de Almada, liderada por Paulo Pedroso, reúne as condições para realizar essa mudança.
Paulo Pedroso não só é uma pessoa superiormente inteligente (como é geralmente reconhecido) como já tem amplas provas dadas na gestão da res publica, quer como secretário de Estado, quer como ministro, não havendo também dúvidas de que a sua acção política foi sempre centrada em preocupações sociais. Qualidades pessoais não lhe faltam, seguramente, sendo também certo, do meu ponto de vista, que o seu programa é o que melhor serve os interesses do concelho. Senão vejamos, em breve resumo, algumas das suas ideias e propostas inovadoras:
  • aposta forte na educação, com o seu projecto "Escola das 7 às 7";
  • nova estratégia de apoio aos idosos, através do combate ao isolamento, ajuda às famílias e criação de melhores condições de mobilidade;
  • uma política de habitação de social e de coesão social em que se salienta a ideia de que não haverá novos bairros sociais, a substituir por um programa de diversidade social envolvendo todas as zonas do concelho;
  • simplificação dos procedimentos administrativos e adopção de modelos de gestão ágeis e transparentes que facilitem a vida aos cidadãos e às empresas;
  • adopção de políticas activas de captação de investimentos produtivos geradores de emprego;
  • a dinamização da actividade turística, com um vasto conjunto de acções, sob o lema "Toda a Costa, Todo o Ano";
  • apoio à investigação, aproveitando as potencialidades derivadas da existência de um pólo universitário, mas não só;
  • programa de reequilíbrio urbanístico do concelho, através da renovação urbana, da qualificação das áreas degradadas e do apoio à reconversão das AUGI;

Não me alongarei mais, pois o programa, bem mais completo e detalhado pode ser lido aqui, programa do qual, no entanto, me permito salientar o capítulo com o título: "A Nossa Visão: Um Município-Estratega para um Concelho Cosmopolita, Terra das Duas Águas na Grande Cidade-Capital". Ou seja, uma nova visão e uma visão de futuro, capaz de introduzir uma significativa mudança na vida dos almadenses, se à candidatura de Paulo Pedroso, for dada essa oportunidade.

Uma oportunidade a não perder. Digo eu.

2 comentários:

Anónimo disse...

Essas pessoas que votam no PCP gostam é do fogo de artifício que a D. Maria Emilia lhes dá ao dobro dos outros concelhos e "à grande e á francesa".

Esgotos e saneamento etc? Não querem saber.

Limpeza nas freguesias que não seja o centro de Almada? Não querem saber.

E os SMAS? Já viram e olharam bem para esse império?
Não repararam que algum pessoal dali anda bem , demasiado bem na vida?
Não desconfia que essas coisas saiem da sua contribuição Autárquica (IMI) e outras taxas?

Reparou bem como são elevadas? Não acha que está na hora de mudar as equipas para se saber o eventual lixo escondido?

Aproveitar a frente do Tejo e a área marítima desenvolvendo e criando emprego? Nada.

Portanto continuem a votar como no passado e vão continuar a ter muitos foguetes e artifício que é do que esta maltinha serôdia gosta.

Amigo de Almada

Anónimo disse...

A FERIDA NÃO SE CURA SE NÂO LHE MUDAR O PENSO.

Tão simples quanto isso!

AREJE do verbo arejar, faz bem, vai ver.
Se não gostar, ao fim de 4 anos, que passam depressa, pode voltar a votar na Emília ou na cdu.

Vote na inteligência e bom senso, evite votar nos videirinhos ou videirinhas. Só lhe dão migalhas.

A bem da mudança e de Almada.