domingo, 21 de fevereiro de 2010

Um fez pela vida; para o outro é o desmoronar do sonho ?

A derrota do Sporting de Braga, no estádio do Dragão, frente ao FCPorto não pode considerar-se uma surpresa. Pelo contrário, até era o resultado mais previsível. Os  números (5-1, depois de ter estado a perder por 5-0) é  que são inesperados, tendo em conta o desempenho do Braga ao longo deste campeonato.
A vitória do Porto não sofre contestação, como é óbvio, e representa um renovar das esperanças dos "dragões" em alcançar o título, mesmo se, no imediato, ela tem também, como reflexo indesejado, a consolidação da posição do Benfica, como de líder do campeonato, com um ponto de vantagem sobre o Braga. Seja como for, o FCPorto fez pela vida, como lhe competia.
Quanto ao Braga, já se sabia que tinha, na segunda volta, um calendário difícil, com as deslocações ao estádio do Dragão e ao estádio da Luz. A primeira deslocação saldou-se por uma derrota, previsível (e agora confirmada, de forma concludente) e idêntico resultado é também  previsível na ida até à Luz. Terá começado, no Dragão, o desmoronar do sonho?  Diria que sim, até porque um resultado tão pesado significa que os bons tempos do Braga já lá vão. Para tal terão contribuídos os castigos sofridos recentemente, mas a verdade é que o Braga já tinha dado sinais de fraqueza nas outras competições em que esteve envolvido.
O campeonato ainda está longe de ser decidido, é verdade, mas  o mais provável, perante a debilidade ora patenteada pelo Braga e uma vez que o Sporting já não tem outra ambição que não seja o 4º lugar, é que a disputa do título venha a ser decidida, mais uma vez, entre o Benfica e FCPorto. Pelos vistos, no futebol português, a tradição ainda é o que era.
(Na imagem, daqui, Falcao, autor de 2 golos)

1 comentário:

Quint disse...

Foram de facto surpreendentes os números.
Por outro lado, ao Braga falta a capacidade de ter um plantel em que para cada posição existam duas opções de valia quase idêntica. Daí que os castigos estejam a ter o peso que têm, especialmente o de Vandinho.