sábado, 7 de fevereiro de 2009

Por terras de Ribacôa : Alfaiates - Santuário de Sacraparte

("Esfera megalítica")

(Vista parcial do recinto do santuário)

(Ruínas do convento - vista geral)

(Pormenor do convento - chaminé)

(Pormenor do convento - janela ou fresta)

(Igreja - pormenor)

(Cruzeiro)

(Telheiros - vista parcial)

O Santuário de Sacraparte ou Sacaparte (segundo outra versão), fica situado na freguesia de Alfaiates, concelho de Sabugal, em terras de Ribacôa. As actuais construções, incluindo o convento em ruínas, remontam ao tempo de D. João V (até aqui chegaram, pelos vistos, os ouros do Brasil), havendo, no entanto, notícia da sua existência em data bem anterior. Há, com efeito, referências ao santuário como local de peregrinação, no início do século XIV.
O santuário é composto, actualmente, por um amplo recinto, ladeado por telheiros (que outrora serviram de abrigo para os peregrinos), por uma igreja bem conservada e pelas ruínas do convento. No interior do recinto encontra-se um chafariz, um cruzeiro também edificado no tempo de D. João V e a chamada "esfera megalítica" que ali foi encontrada enterrada.
O convento (hoje em ruínas) foi entregue à Congregação de S. Camilo de Lellis tendo sido extinto em 1834.
(Para ampliar, clicar sobre as imagens)



3 comentários:

Anónimo disse...

Nunca ouvi falar deste lugar, mas parece muito interessante.
Parabéns por o dar a conhecer.
Há alguma explicação para aquela pedra?

Anónimo disse...

bonitas imagens, fica-se com vontade de ir visitar tais locais

Francisco Clamote disse...

Nádia:
A explicação que a placa referida no "post" adianta é de que a pedra representa o mundo e terá a ver com a "invocação" do lugar que será "Nossa Senhora da Póvoa (ou seja de todos os povos) mas sinceramente a explicação não me convence. Como também não me convence a designação de "esfera megalítica" que encontrei no mesmo local. Adoptei-a, à falta de melhor.