quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Nem levada ao colo ela lá vai...

Intenções de voto:
PS: 40,3%;
PSD: 29,1%;
BE: 10,1%;
CDU: 8,8%;
CDS-PP: 6,9%;
OBN: 4,8%
Obs. É o PSD o partido que regista a maior quebra nas intenções de voto. Desce 1%, obtendo um resultado ao nível do que teve Santana Lopes nas últimas legislativas e que é só o pior dos já averbados pelo PSD.
Popularidade dos dirigentes partidários:
José Sócrates, embora registe uma descida de 3,2% (as campanhas não matam mas moem) continua a ter um saldo positivo de 20,6% ;
Francisco Louça viu a sua popularidade descer 1,2%, mas mantém um saldo positivo de 4,3%;
Paulo Portas desce 1,7% , mas mantém um saldo positivo de 3,1%.
Jerónimo de Sousa também desce e passa a registar um saldo negativo de -5,8%;
Manuela Ferreira Leite, líder do PSD (por enquanto?) regista a maior quebra de popularidade de todos, apresentando um saldo negativo de -10,5%.
Conclusão: Manuela Ferreira Leite, nem com a ajuda de toda campanha montada à volta do caso Freeport lá vai...
ADENDA
Perante esta sondagem não custa nada reconhecer que Miguel Portas não andou longe da verdade quando afirmou em entrevista ao Rádio Clube que as hipóteses de o PSD vencer as próximas legislativas são tantas como as do Bloco de Esquerda (BE). Só não concordo inteiramente, porque o BE considera-se a si próprio derrotado à partida, na medida em que nem sequer apresenta um projecto de governação. Perorar é com o Bloco, operar, nem por isso. O mesmo não se pode dizer do PSD. Sempre é uma vantagem a favor deste.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não se preocupem se ela vai ou fica.
Isso é questão que os psd´s resolvem entre eles e se não a resolverem antecipadamente os portugueses pelo voto nas eleições dirão o que entendem.
Preocupem-se isso sim, com as medidas que o Governo vai tomando (ou deixa de tomar) e sobre a substância e aquilo que implicam. Por exº, os chips nos carros. Modernidade?
Embora não seja pessoa da minha simpatia tenho que reconhecer que o JMF, director do Público, acertou no seu editorial de hoje.
Outra:
Por que razão atacam a Drª Cândida Almeida?
Deveriam era atacar o sistema e tudo aquilo que esta situação ou consequências nos mostram e que temos à vista.
O Dr Miguel Júdice, pessoa que não é tb das minhas simpatias, hoje no Público tb bate forte e feio na investigação criminal, hellas!
Na saúde, por que razão cedeu o senhor PM demitindo a maior autoridade Cooreia de Campos de ministro? Bem lhe poderia dizer, oh! doutor vamos aqui juntos arrumar a saúde, eu explico às pessoas e você continua a fazer o que está certo!
Na justiça, o mesmo Sr. PM poderia dizer ao DR da Justiça: " espere aí um bocadinho, primeiro amasse melhor essa farinha das leis e dos procedimentos e depois talvez se trate de novas instalações, porque, senão os "seus amigos" ainda ficam com mais uma desculpa para não fazerem justiça a tempo e horas (sim, porque aposto em como ainda não arrumaram os processos da recente mudança dos tribunais fiscais ali para os lados de Belém). Depois, pagar de renda em 6 meses o valor dos prédios que ficam vagos? Ai o nosso dinheirinho, que dizem que é para termos melhor justiça!)
Sim porque, para falar novamente no Público, O nosso PM tb ainda não conseguiu, através do seu partido com maioria absoluta, mudar algo na Direcção Geral dos Impostos, pois que eles decidem a torta e a direito e com toda a arrogância o que o cidadão deve pagar ao Estado e, se não está de acordo que vá para os tribunais.
Aqui o cidadão FUtre foi e esperou 13 anos por justiça (vem no jornal o Público).
Recuso-me a pensar que a DGCI fez isto e agiu daquela maneira porque se tratava do Sr. FUTRE. Faço-lhe essa justiça.
Não. A DGCI procedeu assim, porque a doutrina, lá dentro, é a de que os contribuintes (ricos ou pobres) têm que se submeter à omnisciência daquelas cabecinhas.
Só que nem todos têm dinheiro assim como o sr. futre e lá vão baixando a cerviz e batendo a bola baixinho,que é a expressão para a submissão a este estado de coisas.
E por aqui me fico.
Com MFL, sem MFL com sondagens de quarentas por cento a subir ou a baixar, a questão é que o sr. PM descobriu que os portuguezinhos gostam de quem lhes fale grosso e ponha "ordem" nisto. Foram quase 50 anos de alguém a cuidar deles, e antes foram muitas centenas a cultivar os sonhos de reis e princesas.
Entretanto aqui, e tb lá fora aceitavam ou fingiam que aceitavam o "direito de pernada".
A forma como um governo dito socialista actua em certas áreas quando tem ou teve na mão uma maioria que lhes permitiu mudar muita coisa, não anda longe de um certo conceito retrógrado de entender a democracia.
Obrigam sem razão um cidadão a gastar dinheiro para obter justiça, e depois consentem que o sistema juridico vigente permita que só lhes devolvam os juros das garantias bancárias?
Querem mais exemplos?
Obrigado pelo tempo, espaço e paciência.
António Sabido

Francisco Clamote disse...

Peço desculpa ao senhor Sabido, mas eu não prescindo de me preocupar.Por essa lógica também não nos devíamos preocupar com o que o governo vai ou não fazendo.Lógica que o meu amigo não segue e ainda bem.

Anónimo disse...

Ai agora o BE já não quer nada com o PS... mas quando foi dos comício das esquerdas foi o seu convidado de honra, e nem se lembrando de convidar o PCP! Agora, pia baixinho, não quer nada com o PS e vem com falinhas mansas falar numa convergência com o PCP. Só visto. Sinceramente. E ainda acham que têm as mesmas hipóteses que o PSD? Essa é de ir às lágrimas! Mais depressa vejo o PCP no Governo que os bloquistas - ao menos os comunistas são coerentes no que fazem. Já o BE & companhia fez a trapalhada do caso Bragaparques, "despediu" o Zé que fazia falta, todas as semanas começa com uma no cravo e outra na ferradura, diz que é socialista (pelo menos em teoria...) quando metade dos militantes nem sabem o que isso significa - quando não o repudiam frontalmente. Afinal, conta-se com o BE para quê...