domingo, 6 de dezembro de 2009

A caminho do "suicídio"?

Ao que parece (ver aqui, aqui e aqui) a "misteriosa" Comissão de inquérito anunciada pelo PSD terá como finalidade levar a cabo uma investigação sobre o "Magalhães" e a Fundação das Comunicações Móveis encarregada de gerir o seu financiamento.
Sabendo-se que o Tribunal de Contas já tem em curso uma auditoria com idêntica finalidade, não se compreende muito bem a necessidade de mais esta comissão parlamentar de inquérito, embora seja evidente que o sucesso dos programas e-escola, e-escolinha, e-oportunidade, e-professor e do computador Magalhães (objecto dos maiores elogios por parte de peritos nacionais e estrangeiros) sempre causou incomodidade ao partido proponente, como se pode concluir de anteriores tomadas de posição de alguns dos seus dirigentes, incomodidade que é bem reveladora da sua própria incapacidade.
A actual liderança do PSD, de tão fraca que é, teima em dar prova de vida, entretendo-se a alimentar suspeitas sobre tudo quanto sejam iniciativas do Governo, em particular quando se trata de iniciativas bem sucedidas, como é o caso.
A última sondagem conhecida revela que o PSD segue por uma via descendente e até o militante número 1 do partido (Pinto Balsemão) vaticina que o PSD caminha para o suicídio. Aguarda-se que tal vaticínio não venha a confirmar-se e que uma nova liderança possa trazer de volta o PSD como partido responsável que já foi e que faz falta à democracia portuguesa.
(Também publicado em A Regra do Jogo)

1 comentário:

Jorge Mendonça disse...

Creio que não estão em causa as boas intenções (embora também essas sejam susceptíveis de sindicância política) mas a execução das mesmas, o que é bem diferente. Se houve favorecimento de alguns em detrimento de outros isso deve ser apurado, se não houve o PS nada teme. O nervosismo que o PS tem demonstrado por estes dias quando se fala deste assunto não deixa de ter a sua leitura política.