segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Os números e a crise

Segundo os dados da SIBS, desde o início de Dezembro até ao dia 26 foram registadas compras no valor de 2577 milhões de euros e levantamentos no montante de 2131 milhões de euros, o que significa que, durante aquele período, foram realizadas transacções no valor total de 4708 milhões de euros, valor superior em 300 milhões de euros aos dados referentes ao ano de 2008, em que aquele valor se ficou pelos 4408 milhões de euros.
Estamos em crise, mas os números dão que pensar. Ou não ?
Para um leigo como eu, os números revelam que, com excepção dos desempregados (cujo número tem aumentado e cuja situação tem que continuar a merecer a atenção dos poderes públicos e terá que continuar a ser motivo de preocupação para o todo nacional) a grande maioria da população viu aumentar o seu rendimento disponível, graças, designadamente, à descida dos preços e, pouco sensível à crise, direccionou-o para o consumo. Os números não enganam.
O que significa que a crise não nos ensinou nada: em vez de poupar, como, julgo, aconselharia a prudência, proporcionando, por essa via, fundos para investir, eis que, pelo contrário, é a propensão para o consumo que dispara.
Depois, queixemo-nos da crise que tem costas largas. E o Pai Natal também!
(Reeditada)

Sem comentários: