quarta-feira, 6 de maio de 2009

Crise económica: bons sinais ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Um dos assuntos que gostaria de ver discutido pelos jornais, revistas, tvês e blogues era o porquê destas limitações à produção individual de energia.

Como sabem, se não estou em erro umas duas vezes por ano a DGEnergia abre o concurso para as pessoas concorrerem à produção de energia caseira com painéis fotovoltaicos com um limite de uns tantos MW, mas aquilo logo esgota e se é contemplado e não tem tudo já preparado logo fica de fora.

Depois limitam a produção em função da potência contratada.

É claro que essa electricidade produzida é paga a um preço superior e somos todos nós que a subsidiamos com os preços da energia, mas não haverá maneira de abrir esta produção como na Alemanha, onde segundo me dizem essa produção é livre?

Isto de o Ambiente ( Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade) proibir a torto e a direito a colocação de geradores eólicos nas zonas ventosas dos parques e rede natura 2000 que já atinge cerca de 30% do território nacional, não devia ser questionado?
Uma ou duas pessoas neste país poderá assim decidir matérias de tamanha importância?
Acham que estraga assim a paisagem?

Por exemplo, acham quando vão na A8 que aqueles geradores que por ali aparecem estraga a paisagem?
Eu acho que não.
Mas aquilo num parque natural, nem pensar! Ah! os pássaros morrem?

Quer dizer, mas os homens podem morrer com o aquecimewnto global etc, etc.

Estas questões não as vejo discutidas, mas sabemos que as decisões que se tomam dependem do que pensam certas pessoas que mandam e não há recurso credível para alterar estes comportamentos majestáticos.
Nada melhor para a corrupção... percebem?
Discutam estes temas e outros.
(Um crítico de meia tigela)