sábado, 16 de maio de 2009

Deturpar é feio...

É com esta afirmação que o PUBLICO.PT encabeça um resumo da entrevista dada ao "Expresso" por Hugo Monteiro, "filho do tio" de José Sócrates, entrevista que o semanário obteve na China e que hoje dá à estampa na edição impressa.
Vai-se a ver e o que diz a este respeito Hugo Monteiro ?
Cito (com perguntas e respostas):
"P. Sócrates já disse várias vezes que não os conhece[Charles Smith e Manuel Pedro].
R. Eu acho que eles tiveram uma reunião juntos. Pelo menos foi o que o meu pai me transmitiu.
P. Mas quando falou com o seu primo ficou com a ideia que ele os conhecia ?
R. Não falámos de nomes em concreto. O meu primo falou com tanta gente quando era ministro que admito que não se lembre dessas duas pessoas especificamente."
O que fica transcrito é suficiente para concluir que o PUBLICO PT deturpa deliberadamente as afirmações do entrevistado, o que, suponho, constitui uma violação grave não só da deontologia profissional dos jornalistas, mas também das regras do livro de estilo lá da casa.
É verdade que tal procedimento não é propriamente uma novidade na forma como o "Público" tem tratado o "caso Freeport" e é mais que certo que a violação das regras deontológicas vai passar sem sanção e até pode contar com a absolvição do Provedor do jornal que, para o efeito, encontrará, com a ajuda do director, uma qualquer desculpa esfarrapada. O que não impede que aqui se conclua que "o "Público" falta descaradamente à verdade. Falta saber em nome de quê e no interesse de quem. Seja como for, justificam-se as perguntas: será isto o tal "jornalismo de referência"? Ou será "campanha" ?
Perguntas de resposta aberta. Que cada um conclua.
Pessoalmente, não garanto, mas acho, ou seja admito, (o que faz muita diferença) que o "Público" anda a fazer "fretes" a alguém. Isto, porque alguma explicação deve haver para tanta desinformação sobre o caso.
(reeditada)

2 comentários:

Anónimo disse...

creio que o jornalismo militante (politicamente) que o público optou por seguir, só deveria receber o nosso desprezo. infelizmente constato que há muito boa gente que permanece assinante desse jornaleco.

Anónimo disse...

Vamos a ser comedidos.

Podem não gostar do director e de um ou outro jornalista, mas o jornal tem valia tb pelos cronistas, alguns deles, com muito mérito.
Veja-se o caso de António Barreto que por si só vale o jornal.

Mas para quem adora o Sócrates e a escolha que ele fez para as europeias, não se esqueçam que Vital Moreira tb ali é croniqueiro.

Ubi distinguire debemus...
Amen