quarta-feira, 7 de julho de 2010

Imaturidades

Não digo que Vitalino Canas não tenha exagerado quando afirmou que Pedro Passos Coelho (PPC) foi a Espanha "ajoelhar-se aos interesses espanhóis”, a propósito das declarações proferidas pelo líder do PSD que, mais uma vez, se manifestou contra o veto do Governo português ao negócio da venda da VIVO à  TELEFÓNICA por parte da PT, no final de um encontro, em Madrid, com o líder do Partido Popular espanhol, Mariano Rajoy. Provavelmente, tudo o indica, PPC não se terá "ajoelhado". Terá simplesmente revelado falta de bom senso, próprio de um "jovem" que não tem sentido das conveniências. Defender em Madrid, uma tese favorável aos interesses espanhóis, não revela, de facto, grande maturidade política.
Certo é, porém, que maior maturidade não revela o secretário-geral do PSD, Miguel Relvas quando, ao comentar as palavras de Vitalino Canas, entendeu por bem declarar que “A política não pode baixar o nível mesmo que o desespero o justifique".
De facto, considerar que as palavras de Vitalino Canas representam um "abaixamento" do nível do discurso político, revela falta de atenção (própria de "jovem") ao que se passa no seu próprio partido. Já não falo do discurso de um Pacheco Pereira, de um José Eduardo Martins, ou  de uma Manuela Ferreira Leite, porque são casos perdidos. Falo dele próprio, que ao usar a palavra "desespero", reportando-o ao PS, não está, seguramente, a seguir o seu próprio conselho. E falo também do líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo que ainda recentemente, numa intervenção acerca da introdução das portagens nas SCUT, se referiu ao Governo, como sendo "um Governo de calças na mão". Isto, sim, deve ser elevação do discurso político, porque não o ouvi, na altura, fazer qualquer reparo.
Por falar em "reparo", dou-me conta que não é só PPC que anda por Espanha. Miguel Relvas, pelos vistos, também anda por lá, pois fez as tais declarações, em Navacerra. Será que o seu "amor" a Espanha é tanto que a liderança do PSD está em vias de se mudar para lá ?

1 comentário:

MFerrer disse...

Aquilo é só instinto de classe.
"Foi a visitar" a sua ideologia : a direita estúpida e perigosa. A mesma que persegue juizes, a que proibe a consideração sobre as vítimas do franquismo, a que preparou a cimeira dos Açores para apoiar o J. Bush, a que se julga herdeira dos papas da idade média.
Tudo gente de fino trato e de primeira água...