quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os "idiotas" de serviço

Se, ao fim de seis anos, que tantos durou a investigação, os  procuradores responsáveis pela instrução do processo Freeport  (Paes de Faria e Vítor Magalhães) acharam por bem referir, no despacho que encerrou a instrução, que havia interesse em ouvir José Sócrates, e que a diligência que só não foi realizada por falta de tempo, uma conclusão se impõe: estes procuradores não se importam de passar por idiotas.  Digo "passar por", porque, em boa verdade, o que eles escrevem é pura idiotice, mas eles idiotas não são. Pelo contrário, vendo o seguimento dado pelo "Público" ao assunto, tudo indica que estamos perante um serviço combinado para que a campanha caluniosa não chegue aos "finalmente". Esse é, pelo menos, o desejo quase confessado pelo  José António Cerejo na peça onde nos é revelado o conteúdo do despacho, no que interessa ao prosseguimento da campanha.
Este desenvolvimento tem, aliás, toda a lógica, se atentarmos na forma como o "Público" tratou, na edição de ontem, do encerramento da instrução do caso Freeport. Num quarto de coluna, o jornal titulava, ontem, muito significativamente, que ""Sócrates conclui que a verdade veio ao de cima". Para o jornal, pelos vistos, a conclusão do processo não conta. O que conta é a idiotice dos procuradores, idiotice a que são atribuidas grandes parangonas na 1ª página da edição de hoje.
A verdade, neste caso, concluo eu, é que, por mais esforços que o jornal desenvolva para alijar as responsabilidades da comunicação social em toda a campanha caluniosa, não é só a justiça que está ferida de morte, como assegurava o editorial de ontem. A justiça está, na verdade, ferida de morte, mas o mesmo se pode dizer da credibilidade do "Público". Pelos vistos, quer os magistrados do processo, quer o "Público" prestam-se a fazer de "idiotas" úteis. Ao serviço de alguém. Veja-se a quem aproveita a "idiotice" e conclua-se ao serviço de quem.

4 comentários:

Anónimo disse...

Completamente de acordo.Estes tipos são perigosos e repugnantes.

Sofia Loureiro dos Santos disse...

Totalmente de acordo.

lidiasantos almeida sousa disse...

Este trio Fernandes - cerejo e cintra
capangas do Belmiro que n~ao esquece ter perdido a OPA da PT não vai parar enquanto não conseguirem destruir o Socrates. Seria preciso eles fazerem uma cabala igual á que fizeram em Agosto de 2009, em que quase foram ao tapete, mas qual sempre em pé ali está plantado escrevendo furiosamente no face book e como infelizmente a comunicação social está toda nas mãos dos grande financeiros unem-se como corporação que são. Só o comentário do Ricardo Costa na SIC NOTICIAS QUE DUROS 15 MINUTOS E NUNCA FOI CAPAZ DE CRITICAR A COMUNICAÇÃO SOCIAL, que compra provas, manipula-as, pois ele não passa de um testa de ferro do BALSEMÃO, junto com o Director do Expresso e tendo como elo de ligação para as intrigas e calunias o Mario Crespo. Nãp há solução.

lidiasantos almeida sousa disse...

Venho corrigir um pouco o que disse do Ricardo Costa, pois ele ontem no programa EXPRESSO DA MEIA NOITE, debateu o assunto: com um sindicalista do Ministerio Publico, com o pró sindicalista dos juizes. com um betinho professor de Direito que é do PSD mas tem vergonha de dizer e com um advogado cujo nome não me ocorre mas é muito constante na televisão. O sindicalista deu as desculpas mais parvas que se possa imaginar ´pergunta concreta do Ricardo: PORQUE ESCREVERAM NO DOCUMENTO FINAL QUE TINHAM 27 PERGUNTAS PARA FAZER AO 1ºMINISTRO MAS NÃO TIVERAM TEMPO - o sindicalista meteu os pés pelas mão diz que são subentendidos, e nós bem sabemos que o são. O Prof. Pinto de Albuquerque assumiu a defesa porque blá blá. o Advogado disse que nunca na longa vida dele tinha visto tal coisa, não fazer perguntas a uma pessoa que não sendo sequer testemunha nem arguido. se prontificou a ser ouvido e disse-o em publico. O juiz pro-sindicato disse mais duzia de balelas e resumindo o culpado é o Procurador a a Vice procuradora Candida. Para terminar a luta pelo poder na Procuradoria para tirar de lá o Pinto Monteiro e as mulheres que ele nomeou é intensa, O sindicalista João Palma diz que a crise é a maior, pois quando substituiu o Clunmy por ser diplomático disse que a guerra seria total e a 1ª medida foi obrigar os dois tontos a denunciar o Lopes da Mota porque tambem querem o seu lugar. Quem será a enigmatica figura que manobra esta guerra. cá para mim é o Marques Vidal ponta de lança do PSD. Isto não é um pilar da justiça. isto é a MAFIA em todo o seu esplendor, juntando o cerejo assistente do processo e se calhar ajudou a redigir o texto coma ajuda do seu mentor Fernandes do Publico a M oura Guedes, a Felicia e tantos outros que se aproveitam. Continuo sem saber porque o EXPRESSO disse na Capa que o Vitor Magalhães dava documentos em SEGREDO DE JUSTIÇA Á SUA QUERIDA CABRITA DO SOL e ele nunca reagiu nem o sindicalista