terça-feira, 15 de julho de 2008

Quousque tandem ?


De quando em quando, lá surge na comunicação social mais uma notícia sobre a prisão de Guantánamo, onde os Estados Unidos continuam a manter e a torturar prisioneiros, à margem de todas as leis, incluindo as suas. Desta feita, é notícia o facto de ter sido divulgado o primeiro vídeo de interrogatório realizado em Guantánamo, interrogatório levado a cabo por oficiais canadianos e a que foi submetido um jovem canadiano, na altura com 16 anos, de seu nome Omar Khadr e que se encontra na prisão há seis anos.
Gunatánamo é, simplesmente, uma vergonha e o que espanta é que haja alguém que tenha o descaramento de se afirmar defensor dos direitos humanos e autorize (Bush) ou pactue (tantos dirigentes internacionais) com uma tal situação.
Não estou muitas vezes de acordo com o PCP, mas neste caso, apoio inteiramente a sua proposta no sentido de ser interditado o espaço aéreo de Portugal aos voos com destino ou origem em Guantánamo. Portugal não pode, nem deve, ser conivente com o que se passa em Guantánamo, pelo que, ao proceder em conformidade com tal proposta, o Estado português mais não fará do que cumprir a sua estrita obrigação.
(A imagem foi copiada daqui)

Sem comentários: