sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um filme: "Au secours!"

À hora do telejornal passou na televisão um filme em que aparecia um sujeito de falinhas mansas, com a cara do actual primeiro-ministro, a dizer que vai roubar durante, pelo menos dois anos, os subsídios de férias e de Natal aos funcionários públicos, aos empregados de empresas públicas e aos pensionistas destas categorias profissionais. 
E isto com o ar de quem não tem a mínima responsabilidade no assalto. 
Ora, eu lembro-me de ter visto, noutros filmes, a mesma cara implicada numa transacção que culminou na abstenção do seu partido na votação dum Orçamento para 2011, para o viabilizar, tendo como contrapartida a satisfação da exigência de não haver agravamento de impostos e nem sequer a eliminação das deduções fiscais nos escalões mais elevados.
Por acaso, também me recordo de ter visto a mesma cara, num outro filme, a votar contra o PEC IV, levando à queda do Governo, apenas e só por fome de poder e de ter acompanhado a sequela em que vêem as condições de financiamento da República e do país agravadas exponencialmente, após a queda do Governo e a chegada, a pedido insistente do mesmo figurão, duma troika  a impor condições draconianas  para a concessão de ajuda financeira.
Também já vi passar um outro episódio (para dizer a verdade, isto mais parece uma novela do que um filme) que dão conta que o sujeito é co-responsável, após a queda do tal Governo, pela execução orçamental e o único responsável pelo seu agravamento a partir do final do primeiro semestre deste ano e ainda outro em que aparece como autor do único "desvio colossal", até agora conhecido, um fulano identificado como soba da Madeira tido como companheiro de partido do indivíduo com a cara do primeiro-ministro, a quem este nunca apareceu a pedir contas. No episódio, claro.
Suponho que o filme (ou a novela?) ainda não terminou. Não sei, porém, qual vai ser a continuação. A meu ver, no entanto, o guião não pode eximir o fulano de responder por uma gigantesca fraude eleitoral e pelo "crime" de derrubar o Governo sob falso pretexto.
Aguardo pelos episódios seguintes, mas não há dúvida para já, face ao seu desempenho que o actor faz muito bem o papel de aldrabão.
E será que isto é mesmo uma novela ? Não serei eu a sonhar ?
Seja novela, ou sonho, a verdade é que estou em sobressalto. Enquanto isso, vou ali e já volto. Preciso de tomar ar.

1 comentário:

São disse...

Engano seu!

O senhor é uma pessoa "à altura das responsabilidades" e até sofre muito,"tadinho"...não toca é nos rendimentos do capital.

Talvez porque aí em vez de ter um" ataque cardíaco" e levar"um murro no estômago", fosse atigido era a tiro.

Bom dia.