sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Legislativas: Nova Sondagem CESOP (Copy/Paste)

Primeiro Barómetro de Setembro: CESOP/UCP, para Antena 1, RTP, JN e DN
  • "Ficha técnica
Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica (CESOP) para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias entre os dias 4 e 8 de Setembro de 2009. O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes em Portugal Continental. Foram seleccionadas aleatoriamente dezanove freguesias do país, tendo em conta a distribuição da população recenseada eleitoralmente por regiões NUT II (2001) e por freguesias com mais e menos de 3200 recenseados. A selecção aleatória das freguesias foi sistematicamente repetida até que os resultados eleitorais das eleições legislativas de 2002 e 2005 e europeias de 2009 nesse conjunto de freguesias, ponderado o número de inquéritos a realizar em cada uma, estivessem a menos de 1% dos resultados nacionais dos cinco maiores partidos.
Os domicílios em cada freguesia foram seleccionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o mais recente aniversariante recenseado eleitoralmente na freguesia. Foram obtidos 1281 inquéritos válidos, sendo que 52% dos inquiridos eram do sexo feminino, 39% da região Norte, 17% do Centro, 34% de Lisboa e Vale do Tejo, 5% do Alentejo e 4% do Algarve. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população com 18 ou mais anos residente no Continente por sexo (2007) e escalões etários (2007), na base dos dados do INE, e por região e habitat na base dos dados do recenseamento eleitoral. A taxa de resposta foi de 61%.* A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1281 inquiridos é de 2,7%, com um nível de confiança de 95%.
  • Intenção de voto em eleições legislativas
  • Em relação às próximas eleições legislativas (para a Assembleia da República) que vão ocorrer no dia 27 de Setembro, qual das seguintes frases acha que se aplica melhor ao seu caso?
  • De certeza que não vai votar/não tenciona votar - 13%
    Não sabe se vai votar 10%
    Em princípio vai votar 16%
    De certeza que vai votar 61%
    Recusa responder 0%
  • Nesta folha (FOLHA A), está uma lista dos partidos portugueses que irão concorrer às legislativas. Se as Eleições Legislativas (para a Assembleia da República) fossem hoje, em qual destes partidos votaria?(entre parêntesis, resultados de Abril de 2009)
  • Intenção directa de voto/Estimativa de resultados eleitorais**
  • PS 20% (21%)
    PS 37% (41%)

    PSD 18% (17%)
    PSD 35% (34%)
  • BE 6% (6%)
    BE 11% (12%)

    CDU (PCP‐PEV) 5% (4%)
    CDU (PCP‐PEV) 8% (7%)

    CDS‐PP 3% (1%)
    CDS‐PP 6% (2%)

    Outros* 1% (1%)
    Outros 2% (2%)
  • Branco/nulo 4% (4%)
    Branco/nulo 2% (2%)

    Não votaria 13% (21%)

    Não sabe 19% (19%)
    Recusa responder 11% (6%)

* Inclui 5 intenções de voto no PNR, 2 no MEP, 1 no MMS, 1 no PCTP/MRPP, 1 no PND, 1 no PPM e 1 no PTP.
** Obtida calculando a percentagem das intenções directas de voto em cada partido em relação ao total de votos válidos (excluindo abstenção e não respostas) e redistribuindo indecisos e votos brancos/nulos com base numa segunda pergunta sobre intenção de voto. São apenas consideradas intenções e inclinações de voto de inquiridos que dizem ter a certeza que vão votar (N=587). Estas estimativas têm valor meramente indicativo, dado que diferentes pressupostos poderão gerar resultados diferentes.
Desde Abril de 2009, já ocorridas as Europeias, são visíveis mudanças nas intenções de voto. As mudanças mais expressivas são a queda do PS e a subida do CDS‐PP, especialmente quando nos concentramos naqueles que dizem ter a certeza que vão votar. As restantes variações desde Abril não são estatisticamente significativas. A vantagem do PS sobre o PSD nas intenções de voto, de 2 pontos percentuais, também não é estatisticamente significativa. Estamos por isso perante o comummente designado “empate técnico”entre os dois partidos."

(Para mais informação, ver na Fonte)

Sem comentários: