sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Este senhor não está nada bem

Retomo este título a propósito da reacção de Cavaco Silva à história do "Assessor do Presidente [que] encomendou [o] caso das escutas" hoje publicada no Diário de Notícias, porque tal reacção mostra mesmo que o senhor não está nada bem.
Relembremos: a história começou em Abril de 2008, com um encontro entre Fernando Lima (o dito Assessor) e Luciano Alvarez [jornalista (?) do "Público"], onde aquele, segundo este, terá dito que "o presidente da república acha que o gabinete do primeiro-ministro o anda a espiar e que a grande prova disso tinha sido dada na Madeira onde o primeiro-ministro tinha enviado um tipo que trabalha para o MAI só para espiar os passos do Presidente e dos homens do seu gabinete"; a suspeita levantada pelo Assessor em relação a Rui Paulo Figueiredo (o tal "tipo" e adjunto do primeiro-ministro) foi investigada pelo jornalista Tolentino da Nóbrega, a pedido do dito Alvarez, conforme consta do já famoso "e-mail" (ver aqui), suspeitas que este não só não confirmou, como infirmou. Não obstante a não confirmação da notícia por pessoal da casa, o "Público" acabou por publicar em 18 de Agosto a primeira notícia sobre o caso, sob a manchete "Presidência suspeita estar a ser vigiada pelo Governo"e a segunda no dia seguinte. Para tanto, bastou que a mesma fonte, conforme se pode ler na coluna de Joaquim Vieira, Provedor do Leitor do "Público" (ver aqui) voltasse à carga.
Peço desculpa pelo relembrar da história, mas pareceu-me necessário como forma de tornar evidente que Cavaco Silva, embora não seja, como já confessou, grande leitor de jornais, não podia ignorar a história, nem a responsabilidade que lhe é assacada pelo assessor no levantamento das suspeitas. Já teve, por isso, mais que tempo para dizer de sua justiça ou demitir o assessor. Não fazendo uma coisa, nem outra e vir agora escusar-se a comentar o caso, sob o pretexto de que estamos em campanha eleitoral é falsa desculpa só explicável porque sofre daquilo que eu chamaria "Síndroma do Pulo do Lobo". Sempre que se vê confrontado com casos que o incomodam, Cavaco Silva dá o salto e vai até ao "Pulo do Lobo". Já não é primeira vez, como é sabido. Os casos do BPN e de Dias Loureiro tinham sido os mais recentes.
Devo acrescentar que Cavaco Silva não é caso único. A sua "discípula" Manuela Ferreira Leite sofre da mesma síndrome, pois ela, segundo afirmou hoje, no final de uma acção de campanha para as legislativas, até "desconhece" a notícia. Imagine-se.
Uma dupla de cultores da "Verdade", como esta, (CS/MFL) não é caso para assustar ?
Eu diria que sim. E muito.
(Imagem daqui)

Sem comentários: