sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"Ir para fora, cá dentro" (I)


(1)


(2)


(3)


(4)


(5)


(6)


(7)

Sigamos o conselho do Turismo de Portugal e demos uma saltada até ao Norte do país, indo até Bragança, que a viagem vale a pena, não só pela paisagem deslumbrante durante todo o ano, mas também porque a cidade tem muitos motivos de interesse, a começar pelo Castelo e pelo interior das muralhas. No Outono e Inverno, convém levar bons agasalhos, que Bragança é terra fria.
Legendas:
Foto 1: Frontaria da Igreja de Santa Maria, no interior das muralhas. Desconhece-se  a data da sua construção inicial, estando, no entanto, documentadas diversas intervenções e alterações ao longo dos Séculos XVI, XVII e XVIII.
Foto 2: A "Domus municipalis" é um dos ex-libris de Bragança. Trata-se de um exemplar único de edifício de arquitectura românica civil do período tardo-medieval, não havendo certezas sobre qual a sua funcionalidade. A designação de "Domus municpalis" apenas lhe é atribuída nos finais do Sec. XIX. O edifício é composto por dois planos: um inferior, " a cisterna" e um superior,  constituído por um salão com janelas cujo pavimento assenta na abóbada de berço que cobre a cisterna. Este espaço, segundo alguns autores, teria servido de sala de reuniões dos "homens-bons". É monumento nacional.
Fotos 3  e 4 (Vista geral do Castelo onde se avistam a Torre de Menagem e a chamada Torre da Princesa (3) e pormenor de uma janela da Torre de Menagem (4). O Castelo é também monumento nacional e tem uma larga história. O início da construção da belíssima Torre de Menagem é atribuído a D.João I.
 Foto 5: Paisagem circundante da cidade;
Foto 6: Cruzeiro, profusamente ornamentado, datado de 1689 encontra-se no largo junto à Igreja da Sé;
Foto 7: Pormenor do portal de entrada da Igreja da Sé  (Escultura de Nossa Senhora do Leite). A Igreja da Sé, integrada no colégio da Companhia de Jesus, até à expulsão dos Jesuitas em 1759, funcionou desde 1768 como catedral  da Diocese de Bragança.
Boa Viagem...
(Clicando sobre as imagens, amplia)

Sem comentários: