sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Milagres ? Não há !

Pode dizer-se que foi geral a surpresa perante a estimativa do défice das contas públicas referente a 2009 agora anunciada. Surpresa geral,  pois ninguém, nem eu (passe a imodéstia de referir a minha autoridade na matéria !)  nem o ministro das Finanças, esperava um défice de 9,3%.
Conhecendo-se agora a estimativa do défice espanhol (11,4%, quando o inicialmente previsto não ia além de 1,9%! ) e ficando-se, ao mesmo tempo, a saber que o desemprego em Espanha anda pelos 18,83 por cento da população activa e que o Governo espanhol se propõe adiar a idade da reforma para os 67 anos, conclui-se que, afinal, o nosso espanto não tinha grande razão de ser. Pelo contrário, forçados somos a tirar a ilação de que a crise quando nasce é para todos e que milagres, pelo menos em matéria de economia, não há.
[Na imagem [daqui] Elena Salgado, ministra das Finanças de Espanha)
(Também aqui)

2 comentários:

Anónimo disse...

Se não sabem fazer melhor, acho muito bem que imitem os espanhóis.

Se os imitarem, ao menos, terei a certeza que deixaremos de ser a cauda da CE.

Mas, como é óbvio, disso não serão capazes.

Não confundam as coisas: a Espanha aguenta muito bem os 11% de défice e, esses 11% devem ter, com certeza, alavancada substancialmente a economia espanhola em 2009.

Não se confortem com Espanha porque eles já há vários anos resolveram os seus problemas estruturais (AQUILO QUE PORTUGAL NÃO CONSEGUIU AINDA FAZER!!!

Eles já haviam feito a reforma do Estado e se, agora, ainda vão reduzir mais funcionários etc. "eles" estão muito à frente.

Bruxelas não está muito preocupada com Espanha...

É doentia esta comparação para nos confortar...
Discordo.
Josefina R. Almeida

Anónimo disse...

Não se iludam, os 18 virgula dos espanhóis já vem de há vários anos e até já esteve mais alto.

Eles aguentaram isso tudo fora de época de crise.
E com a crise seguram-se muito melhor que Portugal.